Humidade Absoluta

Conceito de Humidade Absoluta: A expressão humidade absoluta designa a quantidade de vapor de água por unidade de volume de…

Conceito de Humidade Absoluta

A expressão humidade absoluta designa a quantidade de vapor de água por unidade de volume de ar e exprime-se, regra geral, em gramas por metro cúbico (g/m3). A quantidade máxima de vapor de água que, a determinada temperatura e pressão atmosférica, um determinado volume de ar pode conter, não pode ultrapassar um certo limite, limite esse que se designa por capacidade de higrometria. Quando esse limite é atingido, diz-se que o ar está saturado, ou que atingiu o seu ponto de saturação (neste caso, a humidade relativa é de 100%) e nessa altura o vapor de água presente no ar começa a condensar. À temperatura à qual o ar atinge o seu ponto de saturação, é dada a designação de ponto de orvalho – se o ponto de orvalho está abaixo de 0ºC, então este passa a designar-se por ponto de congelamento.

5267 Visualizações 1 Total
5267 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.