Continentes

Descrição do conceito de continentes, os continentes na antiguidade e do presente com a indicação dos países que os constituem…

Continentes- conceito

continentes

continentes

Continentes são massas de terra envoltas por água salgada, os oceanos, devido à sua grande extensão não podem ser consideradas ilhas. Esta massa corresponde a cerca de 10% de toda a superfície terrestre, enquanto que os 90% restantes correspondem a massas de água salgada e doce. Os continentes encontram-se dispersos de forma desigual, encontrando-se mais concentrados no hemisfério norte.

A divisão destes não é sempre consensual dependendo do critério utilizado para os delimitar. A designação de um continente pode depender de fatores físicos, políticos, históricos, entre outros, podendo variar de investigador para investigador.

Tendo em conta os fatores físicos podem ser descritos 4 continentes: América, Eurafrásia, Austrália e Antártida. A distinção mais utilizada tem em consideração os fatores políticos dividindo-os em: Europa, América, Ásia, África, Oceania e Antártida.

Disposição dos continentes:

Há milhões de anos os continentes encontravam-se distribuídos de forma diferente da forma atual, sendo que a sua disposição foi se alterando ao longo dos milénios. Alguns investigadores defendem a teoria de que todos os continentes se encontraram unidos formando dois super-continentes designados Laurásia (super-continente no hemisfério Norte) e Gondwana (super-continente que se formava através da união dos continentes do hemisfério Sul), outros investigadores defendem a existência de um só continente designado por Pangea. No entanto, também foi defendido que esse super-continente se terá fragmentado formando dois novos continentes, tendo esses continentes continuado a afastar-se e a fragmentar formando novos continentes.

A deriva dos continentes (defendida por Alfred Wegener) já foi provada por vários cientistas, sendo possível afirmar com toda a certeza que os continentes se afastas e aproximam uns dos outros, no entanto, esse movimento é extremamente lento e as causas para esse movimento foram sendo alteradas à medida que se obteve mais conhecimento cientifico.

Certos investigadores afirmam que massas de terra submersas já se encontraram um dia expostas ao ar, constituindo parte de continentes ou ligando um continente a outro, permitindo assim a passagem entre continentes.

Atualidade:

Atualmente os investigadores estão indecisos quanto à quantidade de continentes que existem. Alguns investigadores admitem a existência de 7 continentes (ensinado na maioria dos países com língua inglesa, inclui a América dividida em Norte e Sul, a Antártida, a Europa, a Oceânia, a Ásia e a África), enquanto outros admitem só existir 4 (este modelo pressupõe que a Europa, a Ásia e a África se encontram unidas).

No entanto, na maioria dos casos admite-se a existência de 5 continentes (modelo tradicional, onde se exclui a Antártida), tendo em conta as características políticas. O continente com maior extensão é a Ásia, enquanto o de menor extensão é a Oceânia.

Nas investigações cientificas a verdade é transmutável, isto é, o que hoje é verdade amanha pode não o ser. Algo semelhante aconteceu com a teoria da deriva dos continentes, pois inicialmente defendia-se que os continentes se movimentavam por se encontrarem em cima de uma camada liquida, hoje em dia é defendido que os continentes movem-se pois encontram-se sobre placas (placas tectónicas), que se vão afastando ou aproximando consoante as correntes de convecção que se encontram na zona do manto.

Continentes /países:

Os nomes dos países pertencentes a cada um dos continentes mencionados foi retirado do site do gabinete de documentação e direito comparado: http://www.gddc.pt/ligacoes-juridicas-auto/paises.html 

  • Europa

O continente europeu apresenta um território com um elevado grau de diferenças a nível físico, que por vezes se fazem sentir na variação do clima. As zonas mais montanhosas encontram-se na região sul do continente, enquanto que nas regiões a norte os solos são mais nivelados.

Albânia, Alemanha, Áustria, Bielorússia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Escócia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Israel, Jugoslávia, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia, Malta, Moldávia, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia , Ucrânia

  • Ásia

A Ásia é considerado o maior continente, no entanto, por vezes compartilha países com a Europa, visto ambos os continentes se encontrarem ligados fisicamente. Este continente possui as maiores montanhas do mundo incluindo os Himalaias.

Arábia Saudita, Bangladesh, Brunei, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irão, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Líbano, Macau, Malásia, Maldivas, Nepal, Paquistão, Singapura, Síria, Sri Lanka, Taiwan, Tailândia, Timor Leste, Vietname

  • África

O relevo deste continente é maioritariamente planaltos, no entanto, litoral é constituído por planícies, sendo a savana e o deserto a vegetação predominante. A oriente é possível encontrar grandes depressões que formam grandes lagos.

África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Botsuana, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egito, Etiópia, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Líbia, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quénia, São Tomé e Príncipe, Senegal, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Tunísia, Uganda, Zâmbia, Zaire, Zimbabwe

  • América (inclui a América do Norte, do Sul, a Central, assim como o arquipélago do Caribe)

O continente Americano é formado por duas porções ligadas por um Istmo (América Central), possuindo uma população que ronda os 900 milhões. Devido à extensão do continente tanto o clima como a vegetação que podem ser encontrados neste território variam consideravelmente, pois o continente estende-se pelos dois hemisférios.

Antigua e Barbuda, Baamas, Barbados, Belize, Bermudas, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Trindade e Tobago, Canadá, Estados Unidos da América, México, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Perú, Uruguai, Venezuela

  • Oceânia

O continente mais pequeno é formado por inúmeras ilhas de varias dimensões, com climas e vegetação particulares. Este pequeno continente é formado pelas ilhas do Pacifico e a Austrália. Ao contrários dos países de outros continentes, os países que compõem a Oceânia não se encontram ligados entre si.

Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Tonga

  • Antártida

A Antártida é vista como uma grande massa de terra coberta de gelo que não possui habitantes. Este continente nem sempre é considerado como um continente, visto ser praticamente inacessível devido às condições climáticas e atmosféricas que se apresentam no continente.

859 Visualizações 1 Total

References:

Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (2007).Vamos mexer nos continentes. LNEG Laboratório Nacional de Energia e Geologia. Republica Portuguesa. Portugal. Consultado em: Novembro 20, 2017, em http://www.lneg.pt/CienciaParaTodos/edicoes_online/diversos/guiao_tectonica_placas/texto

(2017). continent. Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em: Novembro 20, 2017, em https://www.britannica.com/science/continent

859 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática