Laurásia (Conceito, Significado, O que é)

Conceito de Laurásia: A Laurásia foi uma grande massa de continental localizada no hemisfério norte, que se formou há cerca de 200 milhões de anos…

O que é a Laurásia

PangeaA Laurásia foi uma grande massa de continental localizada no hemisfério norte, que se formou há cerca de 200 milhões de anos, composta pelas actuais América do Norte e Eurásia (Europa e Ásia). Até há 200 milhões de anos, existia apenas um supercontinente ao qual é dada a designação de Pangea. Gradualmente, este supercontinente foi fragmentado em dois, dando origem à Laurásia a norte e à Gondwana a sul. Entre os dois formou-se o mar de Thetis – acredita-se que o mar Mediterrâneo seja o que resta atualmente deste mar que dividia a Laurásia e a Gondwana.

Com a continuação do movimento das placas tectónicas (ver a deriva dos continentes), a Laurásia começou também a fragmentar-se há cerca de 150 milhões de anos, dando origem aos continentes que actualmente ocupam o hemisfério norte, nomeadamente a Europa, a Ásia e a América do Norte).

4376 Visualizações 2 Total
4376 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.