Eurásia

A Eurásia é uma massa de terra contínua, composta pelo Continente Europeu e Asiático.

Definição da Eurásia:

A Eurásia corresponde à massa terrestre do Continente europeu e asiático, combinadas. A norte desta massa terrestre está um continente gelado – Árctico, a sul o Continente Africano que encontra-se ligado por terra, à Ásia. Vários oceanos e mares banham esta vasta massa Continental. A Ocidente é banhada pelo Oceano Atlântico, a Oriente pelo Pacifico, a Sul da Ásia pelo Indico e a norte pelo Árctico, também designado como o Mar do Atlântico.

Paralelamente aos vastos Oceanos, vários mares banham a sua zona costeira ou, no interior da própria massa terrestre como o Mar Cáspio. De destacar o Mar Mediterrâneo no sul da Europa, Báltico a norte, Mar Negro e Mar da China. O ponto mais Ocidental da Eurásia é o Cabo da Roca em Portugal, o seu extremo oriental localiza-se na Península da Malásia, a distância entre estes dois extremos é de aproximadamente doze mil quilómetros, o que elucida bem da dimensão desta faixa terrestre. Os Montes Urais separam fisicamente a Ásia da Europa.

Após o desenvolvimento histórico, politico, económico e social do ser humano, o planeta foi dividido (Continentes) consoante critérios geológicos. As fronteiras entre regiões e países foram estabelecidas, ao longo da História da humanidade, mediante conflitos, tratados, cedências, migrações e diversas flutuações populacionais, economicistas ou politicas. Países como a Rússia ou a Turquia são considerados transcontinentais, por possuírem o seu território nos dois continentes.

Pela dimensão da Eurásia, 54.308.580 km², e pela facilidade de deslocação entre o Continente Africano, Europeu e Asiático, floresceram algumas das mais influentes civilizações na Eurásia, civilizações como a China, Índia, Árabe, Persa, Império Mongol, Egipto, mundo ocidental que graças ao mercantilismo e capitalismo estendeu-se um pouco por todo o globo, e muitas outras civilizações que ao longo dos séculos moldaram as fronteiras do mundo em vivemos, e que centravam-se na Eurásia.

Eurásia

Eurásia

1694 Visualizações 1 Total
1694 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.