Civilização/Império Persa

Por Civilização Persa, entende-se todos os impérios e dinastias que governaram a partir do actual Irão. Com, língua, cultura e costumes similares.

Por ventura, não é possível considerar a Civilização Persa, uma unidade imperial contínua, como os demais impérios que proliferaram durante a história, que governaram determinado território em determinada época história

Serão muito poucos os exemplos de civilizações que conseguiram manter-se durante as mais diversas épocas históricas. A Pérsia sobreviveu até aos tempos actuais – Irão, passou pela época clássica, medieval, moderna e contemporânea. Aproveitou os vácuos de poder que surgiam entre o surgimento e queda de outros impérios, a Pérsia manteve uma forte presença militar, territorial, económica e cultural entre 550 a.C. e 1935 d.C..

É possível dividir a civilização persa em oito grandes momentos; Império Aqueménida; Império Parta/Arsácida; Império Sassânida; Império Corásmio/Corasmo; Safávidas; Império Afshárida; Dinastia Qajar e Império Zand.

As diferentes fases desta civilização, também marcaram alterações fundamentais, mais visíveis ao nível religioso, com a passam do politeísmo para o monoteísmo, passagem dos deuses antigos persas para o islão, numa fase inicial de aspiração sunita, posteriormente e que perdura nos tempos actuais – xiita. Ao nível politico, com governantes de ascendia turcomana, curda e azeri a assumirem o poder.

Persa era a designação do clã do primeiro grande governante persa – Ciro, o Grande. Os gregos atribuíram o nome deste clã a esta civilização, que sempre se autodenominou, Irão – Terra dos Arianos.

Esta prevalência do Irão na história é, elucidativa daquilo que se passa actualmente. É um povo orgulhoso do seu passado, extremamente enraizado e portador de um forte sentido de identidade.

688 Visualizações 1 Total

References:

TAVARES, A. Augusto; Civilizações pré-clássicas; Universidade Aberta; Lisboa; 1995.

688 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.