Vento

Conceito de Vento

O termo vento designa a deslocação do ar provocada pelas diferenças de pressão entre duas regiões. As diferenças de pressão atmosférica entre dois locais adjacentes faz com que o ar se desloque da região de maior pressão (anticiclones) para a região de menor pressão (ciclones). Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica estando directamente relacionadas com a radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar. Geralmente o ar desloca-se horizontalmente sobre a superfície da Terra, embora possam ocorrer também na vertical subindo ou descendo as encostas íngremes das montanhas.

São geralmente caracterizados por quatro variáveis distintas: a direcção; a velocidade; a duração (rajadas ou ventanias); e a troca de ventos. A velocidade do vento e restantes características podem ser medidas pelos cata-ventos e anemómetros (se ventos de superfície) ou por balões e sondas meteorológicas e aeronaves (no caso de ventos de altitude tais como o jet stream).

549 Visualizações 1 Total
549 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.