Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Santa Maria da Feira é uma cidade portuguesa e sede de concelho localizada no distrito de Aveiro, na região Norte. O concelho é delimitado a norte pelos municípios de Vila Nova de Gaia e de Gondomar, a leste por Arouca, a sueste por Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, a sul por Ovar e a oeste por Espinho.
O município de Santa Maria da Feira inclui a cidade sede, duas cidades – Fiães e Lourosa – e 12 vilas – Argoncilhe, Arrifana, Canedo, Lobão, Mozelos, Nogueira da Regedoura, Paços de Brandão, Rio Meão, Santa Maria de Lamas, São João de Vêr, São Paio de Oleiros e Souto.
O município tem 213, 45 km2 e, segundo os censos de 2011, um total de 139 312 habitantes, subdivididos, desde a reorganização administrativa de 2012/13 em 21 freguesias.
História da cidade
As origens da Terra de Santa Maria remetem para épocas remotas, uma vez que o seu posicionamento geográfico, no cruzamento dos eixos norte-sul e litoral-interior, fez desta região um local de passagem de muitos povos, facto comprovado pela existência de duas vias romanas que ligavam Lisboa a Braga e o Porto a Viseu.
As origens da cidade da Feira devem-se, provavelmente à formação de uma povoação perto do castelo onde, junto às muralhas, se realizada uma feira onde se vendiam os produtos das colheitas, as alfaias, ferramentas e outros artigos. Como interposto militar e de defesa da região, o castelo proporcionava segurança. O topónimo “feira” surge pela primeira vez num diploma de D. Teresa de 1117, bem como noutros documentos do início de 1120, quando a condessa de Portugal se alojou no castelo de Santa Maria. Em 27 de junho de 1407, a feira é revitalizada por ordem de D. João I, a pedido do seu cavaleiro João Álvares Pereira, senhor da Terra de Santa Maria. A partir daí, é feita uma feira franca quinzenal na “dicta villa de fevra”.
Em 1472 a vila da Feira, da Terra de Santa Maria, foi transformada em cabeça de condado por D. Afonso V, sendo criada a Casa da Feira e concedido o título de 1º Conde da Feira a Rui Pereira. O Foral de 1514, concedido por D. Manuel I, corroborou a importância desta terra que, até à sua elevação a cidade a 14 de agosto de 1985, era conhecida como Vila da Feira.
Património Natural e Edificado
Tendo sido o local de origem de Santa Maria da Feira, o castelo é o seu principal monumento. Com construção anterior ao século XI e em estilo gótico e manuelino, é considerado um dos exemplos mais completos da arquitetura militar medieval de Portugal. Além do castelo, visitar Santa Maria da Feira é também conhecer o centro histórico da cidade e descobrir o Convento dos Lóios, localizado na freguesia de Feira. O concelho dispõe ainda de um conjunto de espaços museológicos de relevo, nomeadamente o Museu do Papel Terras de Santa Maria, o Museu de Santa Maria de Lamas e o Visionarium – Centro de Ciência do Europarque. Ao nível do património natural há que referir o Zoo de Lourosa, o Parque das Ribeiras do Rio Uíma, Porto Carvoeiro, a Quinta do Castelo e a Praia Fluvial da Mámoa.
Gastronomia
Em termos gastronómicos, o concelho de Santa Maria da Feira tem na fogaça da feira o seu principal produto, reconhecido a nível nacional e internacional. Com formato arredondado e quatro bicos que representam os quatro coruchéus da torre de menagem do castelo, a Fogaça da Feira é um ícone da doçaria regional e o mote para a realização de um dos eventos que atrai mais turistas ao concelho, a Festa das Fogaceiras. Além deste produto, há que referir os caladinhos, os queijos e a chamoa, uma bebida que remete para episódios da vida de Chamoa Gomes, amante de Afonso Henriques, que viveu no Castelo da Feira.
Brasão da Cidade
O brasão da cidade de Santa Maria da Feira é composto por um escudo azul, um castelo de prato lavrado iluminado de vermelho, com os seus quatro torrões cobertos de cinco cones. O centro do cimo do castelo tem nuvens em prata, que sustêm a imagem de Nossa Senhora com o Menino ao colo, vestida de vermelho com manto azul e resplendor de ouro. No topo do escudo está um mural de cinco torres de prata e na zona inferior um listel branco com a legenda Santa Maria da Feira.