Fagaceae, Família

Descrição da família Fagaceae, as principais caraterísticas, os locais onde pode ser encontrada, assim como algumas das suas utilizações….

Descrição da família Fagaceae

quercus

Quercus

Fagaceae corresponde a uma das famílias de Angiospérmicas, plantas com flor, estando inserida na ordem Fagales, que faz parte da classe Magnoliopsida. Esta família é composta por cerca de 8 géneros que reúnem cerca de 1000 espécies diferentes.

As espécies mais características desta família são as fagos, os carvalhos e os castanheiros. Dentro desta família o maior género é o Quercus, cujas espécies se designam por carvalhos.

Fagaceae
Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie
 Plantae Magnoliophyta Magnoliopsida Fagales Fagaceae
Distrib. Geográfica Estatuto Conserv. Habitat Necessidades Nutricionais
 Longevidade
 Zonas temperadas do Hemisfério Norte  não estudado  solos ricos em nutrientes e com boa drenagem  –
Características Físicas
Anatómicas caule com crescimento secundário, folhas simples, flores em inflorescências
Tamanho  porte arbóreo ou arbustivo de média a grandes dimensões
podem formar bosques de caducifólias

Principais caraterísticas:

As espécies pertencentes a esta família possuem um porte arbóreo ou arbustivo de médias a grandes dimensões, com crescimento secundário. A maior parte dos indivíduos pertencentes a esta família são caducifólios, existindo espécies perenes.

As folhas simples, podendo apresentar margem inteira, arredondada ou recortada (serrilhada), consoante a espécie. Estas possuem uma coloração verde-escura na página superior, podendo ser mais clara na página inferior, durante o outono, as folhas desenvolver uma cor mais amarelada ou avermelhada.

Algumas destas folhas possuem uma textura coriácea, assim como pequenos pelos na página inferior. A distribuição das folhas é alterna, podendo em alguns casos surgir de forma oposta.

As flores são unissexuais, sendo que um individuo pode apresentar ambos os sexos mas em flores diferentes. Estas encontram-se agrupadas em inflorescências, sendo que as masculinas formam geralmente amentos, enquanto as femininas são normalmente solitárias.

A maioria das espécies da família Fagaceae pode polinizar facilmente outras espécies do mesmo género, no entanto, não é muito comum encontrar híbridos.

A polinização pode ocorrer com o auxílio do vento ou com o auxílio de animais, dependendo da espécie, em particular do arranjo das peças florais.O seu ovário é ínfero, tricarpelar e trilocular, dando origem a frutos designados por aquénios, podendo conter entre uma a sete sementes, consoante a espécie.

Em alguns casos as flores tornam-se castanhas e envolvem dois ou mais frutos. No entanto, na generalidade cada flor produz apenas um fruto, designado por noz, que podem apresentar formas e comprimentos diferentes.

Os frutos, desta família, não possuem endosperma, encontram-se por vezes envoltos em cápsulas formadas a partir das brácteas, estas cápsulas e os seus frutos podem permitir a identificação das espécies. Estes frutos são geralmente pedunculados, no entanto, o tamanho do pedúnculo pode variar com a espécie.

No caso das bolotas, essa cápsula forma apenas uma pequena tampa no topo do fruto. Algumas espécies de Fagus possuem nozes com asas, sendo que a sua presença ou ausência, assim como as suas características utilizadas na distinção das espécies.

Distribuição: 

A sua distribuição centra-se nas regiões temperadas do Hemisfério Norte, não estando presente nas regiões tropicais. As espécies desta família encontram-se principalmente na América do Norte, Ásia, e Oceânia, apesar de terem ressurgido no território europeu.

Os habitats que esta família prefere são geralmente bastante ricos em nutrientes e com boa drenagem, dando preferência a solos com ph acido (ph 5 – 6,5). Estas espécies desenvolvem-se bem quando expostas à luz solar, apesar de tolerarem sombra. As fagaceae podem formar bosques caducifólios, que são as florestas climas que certas zonas temperadas do Hemisfério Norte.

Utilizações:

As madeiras provenientes desta família são utilizadas na construção e na criação de estruturas, como por exemplo, as pipas de vinho, e moveis. A cortiça proveniente dos sobreiros é utilizada na criação de rolhas, produtos de joalharia e acessórios, sendo que a sua principal fonte são os países Mediterrâneos como Portugal e Espanha.

Em algumas espécies, os frutos são comestíveis, como por exemplo, as bolotas e as castanhas, podendo ser consumidos crus ou cozinhados. Os frutos não consumidos pelo ser humano são geralmente utilizados como fonte de alimentos para alguns animais.

Algumas das espécies da família Fagaceae podem ser utilizadas como ornamentais para ladear ruas ou estradas, sendo possível utiliza-las na criação de jardins artístico,s visto poderem ser podadas para adquirirem formas específicas.

1395 Visualizações 1 Total

References:

Fagales. (2016). Encyclopædia Britannica. Consultado em: Setembro 30, 2016, em https://www.britannica.com/plant/Fagales

ALLABY, MICHAEL (1998). “Fagaceae.” A Dictionary of Plant Sciences. Encyclopedia.com. Consultado em: Setembro 30, 2016, em http://www.encyclopedia.com/doc/1O7-Fagaceae.html

Milliken, W. (2009). Neotropical Fagaceae. Neotropikey – Interactive key and information resources for flowering plants of the Neotropics. Consultado em: Setembro 30, 2016, em  http://www.kew.org/science/tropamerica/neotropikey/families/Fagaceae.htm.

1395 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática