Bolota

Conceito do fruto das árvores do género Quercus, a bolota, as suas características, propriedades e aplicações …

Conceito de Bolota

Bolotas e folhas de Quercus

Bolotas e folhas de Quercus

Bolota é a designação dada ao fruto produzido pelos individuo do género Quercus (azinheiras e carvalhos). Trata-se de um fruto seco, possui forma ovóide (alongada), no topo apresenta uma cúpula e a sua casca é grossa. Este fruto encerra, normalmente, uma única semente.

O fruto é indeiscente, isto é, não se abre após o amadurecimento e a queda (normalmente em Outono) sendo necessário ser ingerido para que as sementes sejam libertadas. Este tipo de fruto também é conhecido por lande ou glande (semelhante a uma noz), o nome varia consoante a região. A cúpula pode muitas vezes ser utilizada para a identificação das espécies de Quercus.

O seu tamanho é grande e possui a capacidade de suportar ambientes quentes e secos sendo altamente tolerantes a períodos de seca. A sua capacidade de germinação é elevada favorecendo a persistência da espécie. As suas características adaptativas permitem  a sua ampla distribuição no hemisfério norte.

Este fruto é usado como fonte de alimentação para os animais, em particular os porcos. Em algumas regiões de Portugal, particularmente no passado, estes frutos faziam parte da alimentação dos mais pobres. Devido a esse facto é possível encontrar alguns pratos típicos dessas regiões que utilizam a bolota, como o pão de bolota (feito com farinha de bolota e farinha de trigo) e algumas outras iguarias com por exemplo bolotas assadas e queijinhos de bolotas. Este facto tem feito com que alguns jovens cozinheiros comecem a apostar nas bolotas como ingrediente nas suas receitas.

As bolotas são uma excelente fonte de fibras e proteínas, além de possuírem uma quantidade de lípidos semelhante ao azeite, a sua farinha é boa para a alimentação de celíacos, pois não possui glúten. Possui propriedades antioxidantes e a capacidade de promover o crescimento das bactérias presentes na flora intestinal. Todas estas propriedades tornam as bolotas num alimento excelente para ser consumido. A casca da bolota permite também extrair substâncias (antioxidantes e anti-bacterianas) que têm sido testadas para o uso em produtos de beleza anti-envelhecimento.

 

 

Palavras-chave:

  • Fruto
  • Glande
  • Substancias antioxidantes
  • Doentes celíacos
  • Quercus spp.
2432 Visualizações 1 Total

References:

2432 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.