Sobreiro

De nome científico Quercus suber (Lineu, 1753), o sobreiro é uma planta angiospérmica (plantas que produzem flores e frutos), pertencente à família das Fagáceas (FAGACEAE). No género Quercus incluem-se também árvores como a azinheira e os carvalhos. Em comum, as plantas pertencentes a este género têm o facto de produzirem bolotas como fruto.

O sobreiro é uma planta de folha perene e que geralmente apresenta copas amplas e arredondadas, conhecidas pela sombra que proporcionam. São árvores de porte médio, podendo atingir os 15 a 20 metros de altura. As folhas são verdes-escuras, oblongas, com margem inteira ou ligeiramente serrada e apresentam, na página inferior, pêlos que previnem a perda de água.

Característico do Sul da Europa e do Norte de África, surge espontaneamente ou plantado pelo Homem, nomeadamente para a exploração da cortiça.

A principal característica distintiva do sobreiro é a cortiça, que surge apenas nesta árvore, constituindo a camada mais externa do seu tronco. A cortiça desempenha, na árvore, uma função de proteção contra o fogo (graças à sua fraca e lenta combustão), sendo também utilizada pelo Homem para diversos fins (rolhas, isolamento acústico, artesanato, vestuário, etc.).

Ambiente

Os bosques de sobreiro são zonas de grande importância ambiental. Além da fixação de dióxido de carbono, da produção de oxigénio e da proteção contra a erosão do solo, promovem a formação de microclimas e proporcionam habitats ideais para centenas de espécies, sendo assim áreas ricas em biodiversidade. Nestas zonas surgem por exemplo plantas medicinais e aromáticas, bem como espécies com estatutos de conservação.

São ainda vários os estudos que indicam que os montados de sobro captam grandes quantidades de dióxido de carbono (um dos principais gases que contribuem para a intensificação do efeito de estufa e para as alterações climáticas), o que contribui para a regulação do clima. Além disso, a produção de vedantes plásticos (que podem substituir as rolhas de cortiça) envolve muito mais emissões de dióxido de carbono do que a produção de rolhas de cortiça, o que representa mais uma vantagem, a nível ambiental, da exploração deste produto.

 

Subericultura

O conceito de subericultura refere-se aos processos envolvidos na criação, exploração e proteção do sobreiro.

A cortiça é o principal produto aproveitado do sobreiro e a sua exploração é considerada por muitos uma prática sustentável, já que nenhuma árvore é cortada no processo e os descortiçamentos são efetuados com vários anos de intervalo (9 anos, em média). Portugal é o principal produtor mundial de cortiça e a exploração deste produto tem um papel económico e social importante no país. A cortiça representa uma importante fatia das exportações portuguesas e são centenas as empresas que atuam no setor. A sua exploração desempenha um papel importante também a nível local, nomeadamente na zona do Alentejo, onde se encontram as principais manchas de sobreiro – é uma área de atividade que emprega muitos habitantes locais e que acaba por se relacionar com outras atividades, como a pecuária (as bolotas de sobreiro, por exemplo, são frequentemente usadas na alimentação de porco preto) e o artesanato (os machados utilizados para extrair a cortiça são frequentemente feitos por artesãos locais). São milhares os postos de trabalho associados à exploração de cortiça, diretos ou indiretos (por exemplo nos setores do turismo e da restauração). São também várias as atividades que se associam, tais como a caça ou a produção de mel.

Referências bibliográficas

  • António, N. C. Ficha do Sobreiro. Disponível em: http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Fichas-de-Especies/content/Ficha-do-Sobreiro?bl=1. Last accessed 16/06/2015.
  • Bingre P, Aguiar C, Espírito-Santo D, Arsénio P & Monteiro-Henriques T [Coord. Cient.] (2007): Guia de Campo – As árvores e os arbustos de Portugal continental. in vol IX dea San de Silva J [Coord. Ed.] (2007): Colecção Árvores e Floretas de Portugal. Jornal Público/Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento/Liga para a Protecção da natureza. Lisboa
  • CUNHA, R. Sobreiro – um património único. Disponível em: http://www.wwf.pt/ o_nosso_planeta/especies/ top_5_das_especies_de_portugal___as_ cinco_especies_mais_ ameacadas_e_emblematicas_ de_portugal/um_patrimonio_unico/. Acedido: 16/06/2015
  • GIL, L. Dimensão social, económica e ambiental da produção de cortiça. Disponível em: http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Agricultura-e-Floresta/content/Dimensao-social-economica-e-ambiental-da-producao-de-cortica?bl=1&viewall=true. Acedido: 16/06/2015
  • subericultura in Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2015. [consult. 2015-06-16 14:40:44]. Disponível na Internet: http://www.infopedia.pt/ dicionarios/lingua-portuguesa/subericultura
1282 Visualizações 1 Total
1282 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.