Faia

Conceito de faia

Faia é o nome comum atribuído aos elementos da espécie Fagus sylvatica pertencentes à família Fagaceae, a mesma família a que pertencem os castanheiros. Outras espécies do género Fagus também podem assumir o nome de faia.

Esta espécie corresponde a árvores angiospérmicas dicotiledóneas, isto é, corresponde a árvores que possuem flor e fruto, sendo que a semente pode apresentar dois cotilédones. A sua longevidade não é muito longa, quando comparada a outras espécies, pode viver entre os cento e cinquenta e os trezentos anos. O seu crescimento é lento durante os primeiros dez anos.

As Faias são árvores de grande porte, chegando a atingir alturas que rondam os quarenta metros. O seu tronco apresenta cores prateadas sendo normal encontrar indivíduos com tronco acinzentado. A sua copa é muito frondosa podendo tornar-se bastante ampla nas épocas mais favoráveis.

O seu tronco é bastante grosso com uma casca lisa que se torna um pouco rugoso com o passar dos anos, apresentando uma cor acinzentada, os ramos que forma apresentam uma cor castanho-purpúrea baça. A madeira produzida por estes indivíduos é muito utilizada em trabalhos de carpintaria, particularmente ao nível do soalho. Os móveis produzidos com esta madeira também são muito apreciados.

Estas árvores são caducifólias, uma vez que durante uma parte do ano perdem todas as suas folhas, normalmente na época mais desfavorável. As folhas possuem forma oval, com as margens onduladas, por vezes dentada a serrilhadas, apresentam uma cor verde-escura brilhante. O pecíolo destas folhas é curto com bastantes pêlos.

As suas flores são unissexuais, pois apresentam apenas um sexo por cada flor (tratam-se de espécies dioicas, em que cada individuo possui apenas um sexo), correspondem normalmente a pequenos amentos que surgem quase em conjunto com as folhas, os masculinos assumem uma forma esférica. Estes são normalmente castanhos brilhantes, surgindo envolvidos por uma cúpula espinhosa que abre na maturação libertando o fruto. A floração ocorre normalmente na primavera, entre Abril e Maio.

Os frutos são nozes comestíveis, pequenos aquénios que surgem aos pares e possuem cor castanha brilhante, apresentam uma cúpula verde ou castanha coberta de espinhos.

A maturação dos frutos ocorre no outono, particularmente entre Setembro e Outubro. Os seus frutos possuem um grande teor em gordura, o que os torna muito importantes para a fauna que os utiliza como alimento.

As suas folhas são boa fonte de alimento para os seres humanos e para determinados insectos. Os seres humanos podem usar as folhas mais jovens em saladas, assim como as sementes, que podem ser ingeridas cruas ou cozinhadas. No entanto, as sementes em grande quantidade podem tornar-se tóxicas.

As faias são maioritariamente plantas ornamentais. Estes indivíduos surgem frequentemente em ladeiras ou em vales frescos e húmidos, geralmente perto de água, em solos bem drenados.

Estas espécies são compostas por indivíduos que preferem a sombra, necessitando desta durante o seu desenvolvimento inicial. Apesar de suportarem bem o frio, não gostam muito das geadas tardias, nem suporta bem ventos marinhos.

Os elementos pertencentes à espécie Fagus sylvatica formam densas florestas cujas folhas se acumulam no solo, favorecendo a germinação das sementes destas árvores. A densidade da sua copa filtra a quantidade de luz que chega ao nível do solo, não permitindo o desenvolvimento de outros indivíduos que poderiam competir com estes seres.

A sua distribuição ocorre pelo centro e Norte da Europa. Apesar de não ser considerada uma espécie autóctone portuguesa, esta encontra-se em Portugal há muitos séculos, em particular do norte do país.

 

Fontes:

Humohries, C. J.; Press, J. R.; Sutton, D. A. (1996). Árvores de Portugal e Europa. Guia Fapas. ISBN 972-95951-2-7

Faia, Fagus sylvatica. Florestar.net Consultado em: Setembro 30, 2015, em http://www.florestar.net/faia/faia.html

M., A. Ficha da faia. Naturlink. Consultado em: Setembro 30, 2015, em http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Fichas-de-Especies/content/Ficha-da-Faia?bl=1&viewall=true

Palavras-chave:

Fagus

Planta caducifólia

Aquénio

Planta dioica

1186 Visualizações 1 Total
1186 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.