Amento

Conceito de amento, as principais características da inflorescência e as espécies que podem apresentar…

Conceito de Amento

Bétula com amento

Bétula com amento

Amento ou amentilho é a designação atribuída a um tipo de inflorescência. O amento apresenta características típicas de uma inflorescência racemosa, isto é, apresenta a forma de um cacho, tratando-se de uma inflorescência composta.

Alguns exemplos de indivíduos que apresentam este tipo de inflorescência são os elementos pertencentes ao género Corylus e os elementos pertencentes ao género Salix. A família das bétulas e das fagáceas também possuem amentos como flor. Muitos outros géneros podem apresentar inflorescências com esta forma.

Um amento corresponde a um conjunto de flores unissexuais, sem pétalas que se encontram agrupadas formando uma longa estrutura estreita e cilíndrica sobre um eixo central, assemelhando-se muito a uma espiga. No entanto, esta semelhança apenas corresponde à designação comum de espiga, mas não corresponde à designação científica, uma vez que ambas as estruturas apresentam características que as distinguem.

O amento encontra-se ligado à base do eixo principal com as flores distribuídas uniformemente, devido ao seu peso, esta estrutura possui uma forma pendente. As suas flores podem encontrar-se nuas como mencionado previamente, ou podem apresentar um perianto sepaloide, isto é, podem estar rodeadas por pequenas sépalas.

A forma do amento assemelha-se muito ao rabo de um gato, característica que deu origem ao seu nome em inglês (catkin). Esta estrutura requer o auxílio do vento para propagar o pólen permitindo assim a ocorrência da polinização, no entanto, por vezes os insectos também podem contribuir para a polinização.

Esta inflorescência pode surgir tanto em espécies de porte arbóreo, como em espécie de porte arbustivo, sendo bastante comum surgir como inflorescência de espécies arbóreas. Os amentilhos podem assumir uma cor esverdeada, amarelada ou mesmo acastanhada, consoante a espécie onde surge, assim como consoante o seu grau de maturação da estrutura.

Em muitas espécies apenas as flores masculinas surgem sob a forma de amentos, enquanto as flores femininas aparecem sob outra forma (individual, com forma de cone). Em outras espécies, ambas as flores são amentos, mas aparecem de forma separada, como flores unissexuais.

 

Palavras-chave:

Inflorescência

Bétula

Espiga

Polinização

Flor

 

1673 Visualizações 1 Total

References:

  • Aguiar, Carlos (2013). Botânica para Ciências Agrárias e do Ambiente Volume I – Morfologia e função (fasc. 2). Instituto Politécnico de Bragança.
  • Fernandes, Rosette  Batarda; (revisto) Sales, Fátima (2007). Amentilho. Glossário Botânico. Herbário – Universidade de Coimbra. Consultado em: Novembro 11, 2015, em http://www.uc.pt/herbario_digital/glossario/
  • Catkin. (2015). Encyclopædia Britannica. Consultado em: Novembro 11, 2015, em http://www.britannica.com/science/catkin
1673 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.