Organização Mundial de Saúde (OMS)

A OMS visa a promoção de saúde global, com maior incidência junto dos povos residentes nos países mais desfavorecidos.

Organização Mundial de Saúde (OMS)

A OMS visa a promoção de saúde global, com maior incidência junto dos povos residentes nos países mais desfavorecidos. O seu trabalho visa chegar ao maior número de pessoas possível, através da colaboração dos Estados-membros, patrocinadores, observadores, etc.

De acordo com os dados de Junior (s.d.), a OMS é uma agencia especializada pertencente à Organização das Nações Unidas, a qual, nasceu após a Segunda Guerra Mundial para lutar pela paz. Esta, à semelhança da Primeira Guerra Mundial teve por base o Comité de Higiene, criado no México, no fim do século xix (Ferreira, Dias, Fransiscon, Mota, & Oliveira, 2014; Junior, s.d.).

A OMS nasceu então no dia 7 de abril de 1948, com o objetivo de promover a saúde mundial em todos os níveis, físico, mental e social, o que significa que é mais ampla do que para fins exclusivamente de saúde (Junior, s.d.).

Ferreira, Dias, Franciscon, Mota e Oliveira (2014) dizem que os estatutos da OMS foram aprovados através do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) em Nova Iorque após a ratificação de 26 Estados-membro.

“Segundo o artigo 1º da sua constituição, a OMS tem como propósito primordial garantir o nível mais elevado de saúde para todos os seres humanos. A OMS possui o entendimento de saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou enfermidade” (CONSTITUIÇAO DA ORGANIZAÇAO MUNDIAL DA SAÚDE, 1946, cit in Ferreira, Dias, Fransiscon, Mota, & Oliveira, 2014, p.2).

A Organização é composta por 193 Estados-membros incluídos e não incluídos nas Nações Unidas, além de ter espaços para membros associados e para observadores, embora sejam apenas os Estados-membros que tomam todas as decisões tais como, quem entra e quem sai da OMS, em reuniões anuais, realizadas no mês de maio (Junior, s.d.).

Outros estudos referem ainda que existem 8.500 colaboradores e técnicos a trabalhar na OMS para as nacionalidades que assistem 147 países, com seis escritórios regionais para agrupar os estados-Membros (Ferreira, Dias, Fransiscon, Mota, & Oliveira, 2014)

De acordo com Ferreira, Dias, Fransiscon, Mota e Oliveira (2014) existem cerca de 8000 especialistas em seis continentes, que trabalham não só na área da saúde mas em todas as outras áreas.

Existe ainda um Diretor Geral, que fica responsável pelo cargo durante cinco anos junto dos seus assessores Executivos que são, ao todo, 34 membros (Junior, s.d.), além de uma Assembleia Mundial da Saúde que é o órgão supremo de decisões da OMS, onde se faz o serviço de tesouraria de acordo com o orçamento visado para o programa de saúde proposto em reunião anual (Ferreira, Dias, Fransiscon, Mota, & Oliveira, 2014). É nessa altura que se investe em assuntos que, por concordância de todos os membros, sejam considerados de pertinente investigação, atualização de medidas ou relatórios (Ferreira, Dias, Fransiscon, Mota, & Oliveira, 2014).

A OMS é financiada pelos Estados-membros que a constituem, além de doadores e parceiros diversos que patrocinam maioritariamente a OMS, no intuito de investir em diferentes áreas como a saúde, a investigação científica, o estabelecimento de regras, a questão logística e a monitorização da saúde mundial (Junior, s.d.).

Patologias como a tuberculose, a malária e a pesquisa sobre saúde acerca de doenças de vários tipos, estão também à responsabilidade da OMS, que patrocina e supervisiona todo o regulamento e, periodicamente, vai publicando acerca da evolução científica na área (Junior, s.d.).

Estas ações são realizadas por meio de atividades em cooperação técnica dos seus membros, com o objetivo de melhorar o saneamento mundial, a saúde familiar, as condições de trabalho dos técnicos de saúde, a melhoria dos serviços médicos, a pesquisa biomédica, entre outros já mencionados, principalmente, a luta contra doenças, tais como a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV), que ainda e considerada a maior epidemia mundial (Ferreira, Dias, Fransiscon, Mota, & Oliveira, 2014).

Segundo os autores, a OMS situa-se em Genebra, na Suíça e um dos países com maior participação e contribuição para o seu crescimento é o Brasil, uma vez que os seus delegados são os responsáveis pela criação da Organização (Ferreira, Dias, Fransiscon, Mota, & Oliveira, 2014; Junior, s.d.).

Conclusão

O objetivo da OMS é promover a saúde mundial, através da implementação de programas e atividades que visem a melhoria das condições de vida globais, principalmente nos países mais desfavorecidos. A Organização vigora em seis continentes, com maior investimento na América do Sul, nomeadamente, no Brasil, pioneiro da sua constituição.

2150 Visualizações 1 Total

References:

  • Ferreira, C.F., Dias, G.N., Franciscon, I.N., Mota, J.P.T., & Oliveira, T.Q. (2014). Organização Mundial de Saúde (OMS). Guia de Estudos. SINUS 2014. COMPARTILHANDO RESPONSABILIDADES NA PROMOÇÃO DA JUSTIÇA. Acedido a 24 d junho de 2016 em org.br/2014/wp-content/uploads/2013/11/OMS-Guia-Online.pdf;
  • Junior, A.G. (s.d.). Organização Mundial de Saúde (OMS) [em linha] InfoEscola, Navegando e Aprendendo. infoescola.com. Acedido a 24 de junho de 2016 em http://www.infoescola.com/saude/organizacao-mundial-de-saude-oms/.
2150 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática