Dengue – descrição da doença
Dengue é uma doença provocada por um agente contagioso (vírus) que usa o mosquito (Aedes aegipti) como meio para atingir o hospedeiro humano. Esta doença encontra-se presente em cerca de 100 países, sendo a sua maioria países da América do Sul e com características tropicais ou sub-tropicais, no entanto, este flavivírus teve origem na Ásia. Atualmente o mosquito portador da dengue aumentou a sua área de ação tendo já sido detetado em algumas zonas da Europa, em particular no Mediterrâneo.
A sua prevalência é maior em zonas urbanas do que em ambientes rurais, estimando-se que ocorrem cerca de 100 milhões de casos por ano, dos quais são hospitalizados cerca de 1% e morrem aproximadamente 22000 pessoas. A maioria dos doentes são crianças.
Causas e prevenção
Esta doença é transmitida pela picada de um mosquito, não sendo transmissível de pessoas para pessoas, ou através do consumo de água ou alimentos. Os seus portadores preferem ambientes urbanos pelo que a doença ocorrer maioritariamente nesses ambientes. As picadas são indolores, mas podem causar comichão e provocam pequenas borbulhas. O período de incubação do vírus é de 3 a 7 dias podendo ir no máximo até as 14 dias, após este período surgem os primeiros sintomas.
Atualmente ainda não existe uma vacina contra a dengue, pelo que é necessário tomar medidas preventivas mais assertivas para impedir a propagação do mosquito infetado e da própria doença. A destruição dos locais onde os mosquitos põem os seus ovos, como por exemplo reservatórios com água parada são uma forma de diminuir a prevalência da doença em locais muito quentes.
O uso de mosquiteiras para impedir a entrada de mosquitos ou mesmo fechar as portas e janelas impedindo a entrada do mosquito podem impedir por um lado a contaminação das pessoas e por outro a contaminação dos mosquitos, caso dentro de casa se encontre alguém infetado.
Os mosquitos podem estar ativos durante todo o dia, mas as alturas mais prováveis para uma picada são ao amanhecer e ao fim da tarde quando as temperaturas estão mais amenas e o calor não é tão forte. A formação e informação da população residente nas áreas de maior incidência da dengue também é importante para a redução da doença.
Sintomas
A dengue pode provocar sintomas mais ligeiros em pessoas infetadas pela primeira vez e sintomas mais severos quando os doentes já foram expostos uma primeira vez à doença. Esta distinção leva ao surgimento de duas versões da mesma doença a dengue clássica (menos agressiva) e a dengue hemorrágica com sintomas mais agressivos que pode levar a um maior número de mortes.
Os principais sintomas são febres altas que podem duram entre 2 a 7 dias, não durando mais que 10 dias, geralmente a febre começa a baixar ao quinto dia. As dores de cabeça fortes também estão presentes, dores oculares forte, dores musculares, nas articulações e ósseas. As pessoas infetadas podem ainda apresentar manchas vermelhas no corpo e ligeiras hemorragias.
No caso da dengue hemorrágica, após a diminuição da febre vários órgãos começam a demonstrar hemorragias e choque circulatório. Vómitos, tonturas, dificuldade em respirar e dores abdominais também podem ocorrer, assim como surge sangue nas fezes. Se estes sintomas aparecerem é necessário a visita a um médico de forma imediata, pois pode levar à morte do doente.
Tratamento
Não existe um tratamento especifico para esta doença. Os infetados devem repousar, manter a febre controlada com água fresca e tomar um analgésico e antipirético. O surgimento de desidratação deve ser prevenido pela ingestão regular de líquidos.
A colocação de redes mosquiteiras por cima da cama do doente evita um aumento da propagação da doença, diminuindo a contaminação dos mosquitos, com o sangue dos infetados. Após a diminuição da febre é importante ter em atenção os sintomas, pois podem surgir sintomas que levem à necessidade de auxilio médico.
References:
Dengue. UC.PT e-prevenç@o. Universidade de Coimbra Coimbra, Portugal. Consultado em : Janeiro 31 2019, em http://www.uc.pt/e-prevencao/trabalhadores/saude/saude/medicinadoviajante/prepare-se/dengue
(2018). Dengue. Health Condition. Queensland Government. Australia. Consultado em : Janeiro 31 2019, em http://conditions.health.qld.gov.au/HealthCondition/condition/14/217/284/dengue
(2019) Dengue. Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em : Janeiro 31 2019, em https://www.britannica.com/science/dengue