Epidemias mais mortais de sempre (Top-10)

Lista das 10 Epidemias mais mortais de sempre.

Lista de Epidemias mais mortais de sempre

Esta lista de epidemias mais mortais de sempre espelha o número de mortes causada por algumas das doenças mais devastadoras, algumas das piores doenças no MundoActualmente graças aos métodos de prevenção sanitárias, de desenvolvimento na área de saúde e ao maior conhecimento por parte da população em geral, as epidemias não atingem os mesmos números que noutras alturas. A Tuberculose lidera este ranking com mais de 1 bilião de mortos, seguido da Varíola e da Peste Negra que fecham o pódio das epidemias mais mortais de sempre. A maior parte das doenças que compõem esta lista podem ser consideradas como erradicadas, contudo ainda existem casos, como a SIDA que ainda não tem cura e não se perspectiva num curto espaço que possa ter algum tipo de cura ou controlo mais apertado.

Top-10 das Epidemias mais mortais de sempre

10º Febre Amarela

lista ranking top-10 epidemias mais mortais de sempre

A iniciar esta lista das epidemias mais mortais de sempre, temos a Febre Amarela que devastou a Etiópia entre 1960 e 1962, com cerca de 30 mil mortos.

Cólera

lista ranking top-10 epidemias mais mortais de sempre

Centenas de Milhar de Mortos devido à doença entre 1817 e 1824 estão confirmados. A contaminação pode ser feita através de água e alimentos contaminados.

Tifo

lista ranking top-10 epidemias mais mortais de sempre

Entre 1918 e 1922, morreram 3 milhões de pessoas devido a uma das epidemias mais mortais de sempre que provoca dores de cabeça e nas articulações, febre alta, delírios e erupções cutâneas.

Malária

lista ranking top-10 epidemias mais mortais de sempre

Pela falta de vacina que combate esta doença, é uma das epidemias mais gravosas na actualidade e que faz morrer 3 milhões de pessoas por ano. Destrói as células do fígado e artérias que levam o sangue ao cérebro.

Sarampo

lista ranking top-10 epidemias mais mortais de sempre

Esta doença é propagada por meio de secreções mucosas de doentes e a mortalidade rondava os 6 milhões de pessoas por ano até 1963, ano em que foi descoberta a vacina.

Gripe Espanhola

lista ranking top-10 epidemias mais mortais de sempre

A Gripe Espanhola foi uma das epidemias mais mortais de sempre com cerca de 20 milhões de mortos entre 1918 e 1919. Como o método de propagação é pelo ar é de difícil controlo por parte das autoridades.

SIDA

lista ranking top-10 epidemias mais mortais de sempre

Identificada em 1981 e sem cura detectada até ao momento, já morreram 22 milhões de pessoas. Esta doença provoca debilitação do sistema imunitário e susceptível de ser atacado por outras doenças e vírus.

Peste Negra

peste-negra ranking lista top-10 epidemias mais mortais de sempre

Afectando, sobretudo, na Europa e na Ásia, uma das epidemias mais mortais da história provocou 50 milhões de pessoas entre 1333 e 1351. Tem como sintomas a febre alta, dores localizadas, apatia e vertigem, sendo que o tratamento foi feito à base de antibióticos.

Varíola

lista ranking top-10 epidemias mais mortais de sempre

Entre 1896 e 1980, faleceram 300 milhões de pessoas com esta doença que gera febre seguida de erupções na garganta, na boca e na face. Desde 1980 para cá que foi erradicada graças à política de vacinação em massa.

Tuberculose

tuberculose ranking lista top-10 epidemias mais mortais de sempre

A epidemia mais mortal da história é a Tuberculose com 1 bilião de mortos registados entre 1850 e 1950. O tratamento desta doença que afecta os pulmões é à base de antibióticos que são administrados num período de 6 meses.

Lista das 10 Epidemias mais mortais de sempre

Posição Nome de Jogador Número de Mortos
1 Tuberculose 1 bilião
2 Varíola 300 milhões
3 Peste Negra 50 milhões
4 SIDA 22 milhões
5 Gripe Espanhola 20 milhões
6 Sarampo 6 milhões (por ano)
7 Malária 3 milhões (por ano)
8 Tifo 3 milhões
9 Cólera > 100 mil
10 Febre Amarela 30 mil
180 Visualizações 1 Total
180 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática