Malária

O que é a malária, como se transmite, quais os seus principais sintomas, quais os tratamentos desta doença.

O que é a Malária

A malária, também chamada de paludismo, é uma doença provocada por parasitas protozoários do género Plasmodium. No ser humano, a malária é provocada por P. falciparum, P. malariae, P. ovale, P. vivax e P. knowlesi. No entanto, a P. falciparum tem mais prevalência na população infectada, e é responsável por mais mortes.

Transmissão

A transmissão da doença ocorre após picada da fêmea do mosquito Anopheles, previamente infectada pelos parasitas, que é assim, um vector da malária. Menos frequentemente, a transmissão dos protozoários também pode-se dar por outras vias, como a partilha de seringas ou de mãe para o feto.

Sintomas

Os sintomas da malária podem, inicialmente, ser confundidos com gripe: calafrios, febre alta, dores de cabeça e musculares. No entanto, à medida que a doença evolui, aparecem sintomas mais característicos: a febre começa a ser cíclica, dependendo do ciclo de vida do parasita; ocorre taquicardia, aumento do baço, perturbações sensoriais, vómitos, e por vezes até delírios. Na infecção por P. falciparum pode-se desenvolver malária cerebral – uma forma grave de malária, responsável por 80% dos casos fatais de doença.

Tratamento

O tratamento da malária realiza-se através de medicação anti-malárica, normalmente por via oral. Pode ser usado apenas um medicamento, ou a combinação de medicamentos para tratamento mais eficaz.

No caso de malária grave, o indivíduo deverá receber a medição por via intra-venosa – normalmente, devido à gravidade da doença, terá que ser internado e controlado por profissionais de saúde.

.

Nota: este texto é meramente descritivo e não constitui nem substitui aconselhamento médico.

603 Visualizações 1 Total
603 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.