Temperatura

A definição de temperatura e de uma escala de temperatura não tem a simplicidade que se pode imaginar à primeira vista. O método mais comum de medir (…)

A definição de temperatura e de uma escala de temperatura não tem a simplicidade que se pode imaginar à primeira vista. O método mais comum de medir a temperatura usa o termómetro de mercúrio em vidro. Este método baseia-se na expansão de líquidos quando são aquecidos.

Na escala Celsius (⁰C), o ponto do gelo, isto é, o ponto de congelação da água saturada com ar à pressão atmosférica é tomado como zero da escala. Relativamente ao ponto de vapor, isto é, o ponto de ebulição da água pura sob a pressão de uma atmosfera padrão é igual a 100.

A unidade da temperatura no S.I. é o Kelvin. O Kelvin (K) é a fração 1/273,15 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água. Desta forma tem-se:

T (K) = ⁰C + 273,15

Além das escalas Kelvin e Celsius, o sistema Inglês usa outras duas escalas denominadas por Rankine e Fahrenheit.

A escala Rankine (⁰R) está diretamente relacionada com a Kelvin da seguinte forma:

T (⁰R) = 1,8 T (K)

A escala Fahrenheit (⁰F) está relacionada com a escala Rankine pela seguinte equação:

T (⁰F) = T (⁰R) – 459,67

A relação entre as escalas Fahrenheit e Celsius é dada por:

T (⁰F) = 1,8 T (⁰C) + 32

O grau Celsius e o Kelvin representam o mesmo intervalo de temperatura, tal como acontece com o grau Fahrenheit e o Rankine. No entanto, o intervalo de 1 ⁰C (ou 1 K) é equivalente ao intervalo de 1,8 ⁰F (ou 1,8 ⁰R).

Em suma, a temperatura é uma grandeza física fundamental visto que no S.I. a unidade é independente dimensionalmente.

1093 Visualizações 1 Total

References:

  • Perry, John H., «Chemical Engineer’s Handbook», New York, McGraw-Hill Book Comp., 6ª Ed., 1984.
1093 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.