Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da cidade e município de São João da Madeira
São João da Madeira é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região norte. É um município com 21 713 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com apenas 7,94 km². São João da Madeira é limitado a norte e a noroeste por Santa Maria da Feira e a este e a sul por Oliveira de Azeméis.
São João da Madeira é a sede do mais pequeno município português em área, com uma única freguesia.
História do concelho
As origens do concelho remontam a uma época prévia da formação da nacionalidade, como é possível perceber por duas cartas de venda, em pergaminho, datadas de 1088, onde é referida a “uilla de Sancto Ioanne que dicent Mateira”. O topónimo “Madeira” parece ter a ver, dizem os historiadores, com a abundância arborícola da região.
Durante muitos séculos este concelho passou despercebido no contexto nacional. Em meados do século XIX a pequena aldeia de São João da Madeira acabou por se tornar num dos focos da Revolução Industrial em Portugal, transformando-se num dos maiores polos industriais do país. A chapelaria é a primeira atividade industrial que ali se fixa, com a implantação da primeira fábrica em 1802. Em 1908 a inauguração da linha ferroviária do Vouga contribuiu para potenciar ainda mais a industrialização da região.
Em 1922 São João da Madeira adquiriu o estatuto de vila e autonomia administrativa por desmembramento do concelho de Oliveira de Azeméis aconteceu quatro anos depois. Paralelamente à indústria chapeleira, também a indústria do calçado foi crescendo, acabando por se tornar a principal atividade económica da cidade, tornando São João da Madeira como a “Capital do Calçado”.
Património edificado e natural
Como reflexo da história industrial do concelho destacam-se dois locais de extrema importância: o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado. Além destes dois museus é importante visitar o património edificado de São João da Madeira, nomeadamente a Casa da Quinta do Morgado, o Palacete do Rei da Farinha, o Palácio Conde António Dias Garcia, a Capela de Nossa Senhora dos Milagres, a Capela de Santo António e a Capela de Casaldelo.
Relativamente ao património natural, em São João da Madeira temos o Parque Urbano do Rio Ul (com a dimensão de 300 mil metros quadrados), o Parque de Nossa Senhora dos Milagres (o mais antigo da cidade, inaugurado em 1938), o Parque Ferreira de Castro, o Jardim Municipal e a Praça Barbezieux.
Gastronomia
A gastronomia local está muito associada à indústria, nomeadamente do calçado e da chapelaria. Por isso, o município criou as Gastroformas, uma tradição gastronómica relacionada com as formas da indústria aliando também sabores tradicionais como a cenoura e o coelho.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- Felgueiras (Portugal) a 11 de outubro de 1996
- Maio (Cabo Verde) a 16 de maio de 1996
- Novo Hamburgo (Brasil) a 18 de agosto de 1996
- Nampula (Moçambique) a 9 de dezembro de 1996
- Alcobaça (Portugal) a 17 de julho de 1997
- Vliana (Angola) a 16 de maio de 1999
Brasão da cidade
O brasão da cidade é composto por um escudo partido em pala, sobrepondo-se-lhe uma barra de negro, onde está inscrita a palavra LABOR a letras douradas; à direita é esmaltado de prata, sobressaindo a vermelho vivo o perfil de uma fábrica; à esquerda é esmaltado de verde, com um feixe erguido de parras de trigo dourado. A coroa mural é de cinco torres de prata e o listel é branco com as palavras CIDADE DE S. JOÃO DA MADEIRA.