Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da cidade e município de Oliveira do Bairro
Oliveira do Bairro é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região Centro e sub-região do Baixo Vouga. É um município com 23 028 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 87,32 km² e com quatro freguesias. Oliveira do Bairro é limitado a norte por Aveiro, a nordeste por Águeda, a sueste por Anadia, a sudoeste por Cantanhede e a oeste por Vagos.
As quatro freguesias do concelho de Oliveira do Bairro são: Bustos, Troviscal e Mamarrosa, Oiã, Oliveira do Bairro e Palhaça.
História
O concelho tem registos ainda anteriores à formação de Portugal, nomeadamente de povos Celtas e pré-Celtas na freguesia da Mamarrosa. Em Bustos e Palhaça é possível encontrar vestígios romanos. Segundo um documento de 957 d.C. existia nesta região uma vila com o nome de Ulvária e que seria delimitada por Barriôlo (Barrô), Agualada (Aguada de Baixo), Sancta Eolália (Aguada de Cima) e Sangálios (Sangalhos). Apesar disso, Oliveira do Bairro só recebeu foral em 1514 pelo rei D. Manuel I. Já no século XVI Oliveira do Bairro rodeava-se dos aglomerados populacionais que ainda hoje existem.
O concelho foi formado em 1836 e, pelo seu posicionamento geoestratégico, Oliveira do Bairro sempre foi cobiçado pelos concelhos limítrofes, levando mesmo à sua extinção em 1895 e respetiva anexação. No entanto, foi novamente formado o concelho em 1898, tal como se conhece na atualidade.
Património edificado e natural
No que ao património edificado diz respeito, em Oliveira do Bairro pode visitar a Igreja Matriz de Mamarrosa, datada do século XVII, a Igreja Matriz de Oiã, do século XIX, o Museu de Arte Sacra de S. Pedro da Palhaça, a antiga Casa da Câmara e Cadeia, as Pontes de Palhaça e o Museu de Enomúsica da Bairrada.
Em relação à vertente natural, Oliveira do Bairro tem uma beleza ímpar com as suas cegonhas-brancas na zona do Vale do Cértima. Além disso, as marinhas de arroz são também um espetáculo natural que vale a pena apreciar.
Gastronomia
A gastronomia da região representa a essência do seu povo. Por isso, o leitão à Bairrada e o vinho da Bairrada são os principais ex-libris. Como pratos típicos temos ainda a cabidela e feijoada de leitão, a chanfana, a vitela à Vouga e os rojões à moda da Bairrada. Estando integrado na região e na Rota da Bairrada, o concelho tem vinhos e espumantes de excelência.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- Lamballe (França) a 18 de julho de 1998
- Benguela (Angola) a 19 de agosto de 2000
Brasão da cidade
O brasão de Oliveira do Bairro é um escudo púrpura, com uma oliveira arrancada de verde, perfilada e frutada de ouro, entre um crescente virado de prata e uma estrela de ouro. A coroa mural é de prata de cinco torres e o listel é branco com a legenda OLIVEIRA DO BAIRRO a negro.