Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Melgaço
Melgaço é um município português localizado no distrito de Viana do Castelo, na região do Norte e sub-região de Minho-Lima. É um município com 9213 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 13 freguesias em 238,25 km². O município é limitado a norte e leste pela Galiza, a sudoeste por Arcos de Valdevez e a oeste por Monção. É o município mais setentrional de Portugal.
As 13 freguesias de Melgaço são Alvaredo, Castro Laboreiro e Lamas de Mouro, Chaviães e Paços, Cousso, Cristóval, Fiães, Gave, Paderne, Parada do Monte e Cubalhão, Penso, Prado e Remoães, São Paio e Vila e Roussas.
História do concelho de Melgaço
O castelo de Melgaço foi construído no reinado de D. Afonso Henriques, provavelmente por volta de 1170. Foi este rei que concedeu à terra o primeiro foral, entre 1183 e 1185. Essa carta de foral foi confirmada por D. Afonso II em 1219 e em 1258 D. Afonso III atribuiu-lhe nova Carta de Foral.
A localização estratégica de Melgaço levou à instalação de vários povos, potenciando o seu desenvolvimento como centro de trocas comerciais. Durante o reinado de D. Sancho II a vila começou a ser rodeada por uma cerca defensiva.
Património
O património deste concelho pode ser dividido em várias categorias: arquitetura militar, arquitetura civil, arqueologia e arquitetura religiosa. Em termos de arquitetura militar é possível visitar o Castelo de Castro Laboreiro e o Castelo e Muralha de Melgaço. Já em arquitetura civil destaca-se:
- Ponte Nova da Cava da Velha (Castro Laboreiro)
- Ponte de Varziela (Castro Laboreiro)
- Conjunto da Ponte de Assureira e moinho de água (Castro Laboreiro)
- Pelourinho de Castro Laboreiro
- Ponte das Caínheiras (Castro Laboreiro)
- Ponte de Dorna (Castro Laboreiro)
- Parque Termal do Peso (Paderne)
- Casa da Quinta da Calçada (Vila)
- Solar de Galvão (Vila)
No que à arqueologia diz respeito, deve mencionar-se o Castro de Melgaço (Paderne) e o Conjunto constituído pelos Monumentos Megalíticos e Arte Rupestre do Planalto de Castro Laboreiro.
Por fim, em relação à arquitetura religiosa, neste concelho encontramos a Igreja de Santa Maria da Visitação (Castro Laboreiro), o Cruzeiro de São Gregório (Cristoval), a Igreja de Fiães, a Igreja de Paderne, o Convento de Paderne, a Capela de Nossa Senhora da Orada (Vila), o Cruzeiro de São Julião (Vila), a Capela de Santo Cristo de Carvalho Lobo (Vila) e a Capela de São Julião (Vila).
Além do património histórico e edificado, Melgaço tem um importante património natural que se estende por todo o seu território, desde a zona ribeirinha até à zona de montanha. Na zona de montanha destaca-se a área protegida portuguesa de estatuto de proteção mais elevado, o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Além disso, o concelho é um dos que está incluído na Serra do Soajo, com belas paisagens.
Gastronomia
Em Melgaço a gastronomia é rica de sabores e tradições. Sendo um concelho profundamente rural, a produção agrícola desempenha um papel fundamental e tem influência na gastronomia. Não deixe de provar o fumeiro tradicional, pelo mel, pelos queijos, pelas compotas e doces, mas também pelos licores e pelo Vinho Verde e Verde Alvarinho.
Em termos de pratos, pode provar cabrito assado no forno, sarrabulho, trutas do rio, grelos com rojões e lampreia com arroz à bordalesa. Na doçaria destaca-se o bolo da pedra, o bucho doce, as migas doces e os pastéis mimosos.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:
- Lavelanet (França) a 29 de abril de 2012
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de prata, com um monte de negro, sustendo um castelo de vermelho aberto e iluminado do campo e acompanhado por dois leões de vermelho armados e linguados do mesmo, sustidos no monte, afrontados e sustendo, em chefe, nas mãos, uma quina antiga de Portugal de azul com doze besantes de prata. Em contra-chefe estão três faixas ondadas, duas de prata e uma de azul. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com a legenda VILA DE MELGAÇO a negro.
Municípios do Distrito de Viana do Castelo
Arcos de Valdevez | Caminha | Melgaço | Monção | Paredes de Coura |
Ponte da Barca | Ponte de Lima | Valença | Viana do Castelo | Vila Nova de Cerveira |