Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Estarreja é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região centro e sub-região do Baixo Vouga. É um município com 26 997 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em cinco freguesias em 108,17 km². Estarreja é limitado a norte pelo município de Ovar, a nordeste por Oliveira de Azeméis, a sudeste por Albergaria-a-Velha e a oeste pela Murtosa.
As cinco freguesias do concelho de Estarreja são: Avanca (vila), Beduído e Veiros (cidade de Estarreja), Canelas e Fermelã, Pardilhó (vila) e Salreu (vila).
História
A ocupação humana deste território, em tempos junto ao mar e após a ria, remonta ao Neolítico, entre os séculos V a III a.C. Verifica-se a existência de alguns artefactos deste período, assim como de comunidades do Megalitismo, da Idade do Ferro, da época Romana e da Idade Média. De facto, há referências documentais desde o século X a Avanca, Antuã, Canelas, Fermelã, Roxico, Beduído, Salreu e Veiros, pertencendo então então este território às Terras de Santa Maria. Em 1257 D. Afonso III fez doação das vilas de Antuã e Avanca ao Mosteiro de Arouca.
É em 1334 que surge a primeira menção a Estarreja, cuja origem deriva do estuário que se formava fronteiro à povoação, referenciada como Aestuaria pelo escritor romano Plínio, na margem de um rio e na costa marítima. A 15 de novembro de 1519 D. Manuel I outorgou o foral à vila de Antuã. Em meados do século XVII o concelho de Antuã alterou a sua designação para Estarreja.
Estarreja é elevada a cidade em janeiro de 2005.
Património edificado e natural
Em termos de património edificado destaca-se a Casa-Museu Egas Moniz, a Casa de Outeiro e Capela, o Cine-Teatro e a Casa de Francisco Maria de oliveira Simões.
No que se refere ao património natural, destaca-se a Ria de Aveiro, intrinsecamente ligada ao mar, dada a sua proximidade geográfica e influência direta que se faz sentir pela entrada de águas marinhas através da barra. É o reflexo desta atuação o Bocage, sistema presente no concelho de Estarreja e que proporciona uma paisagem única na região.
Gastronomia
Na gastronomia, dada a proximidade com o rio e o mar, esta é uma região de diversidade gastronómica, com carnes e peixes, destacando-se as enguias cozinhadas de várias formas, mas também os rojões. Na doçaria é importante mencionar o pão-de-ló de Salreu, as padas e a regueifa doce.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- La Riche, Indre-et-Loire (França)
- Porto Novo, Ilha de Santo Antão (Cabo Verde)
Brasão da cidade
O brasão da cidade é de escudo de negro com uma banda ondada de azul orlada de prata carregada de três peixes, de prata, realçados de negro, acompanhada de seis espigas de trigo de ouro folhadas de verde, postas em orla. A coroa é mural de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE ESTARREJA a negro.