Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Benavente
Benavente é um município português localizado no distrito de Santarém, na região do Alentejo e sub-região do Ribatejo. É um município com 29 019 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em quatro freguesias em 521,38 km². O município é limitado a norte por Azambuja, a nordeste por Salvaterra de Magos, a leste por Coruche, a sudeste pela zona secundária do Montijo, a sul por Palmela e Alcochete, a sudoeste pelo Estuário do Tejo e a noroeste por Vila Franca de Xira.
As quatro freguesias do concelho de Benavente são Barrosa, Benavente, Samora Correia e Santo Estêvão.
História do concelho de Benavente
A povoação de Benavente surgiu em 1199 com a fixação de colonos estrangeiros na margem a sul do rio Tejo. Subordinada à Ordem de Calatrava, a povoação foi constituída sob a égide e senhorio desta ordem militar.
O foral antigo foi concedido por D. Paio ou Pelágio, mestre da Ordem Militar de Évora, a 25 de março de 1200. Mais tarde esse foral foi confirmado por D. Sancho I em 1218. D. Manuel concedeu-lhe o foral novo a 16 de janeiro de 1516.
Património
Em termos de património/arquitetura civil, é importante referir o Pelourinho de Benavente e a fachada do antigo Palácio de D. Miguel, localizado na freguesia de Samora Correia.
No que ao património religioso diz respeito podemos mencionar o Cruzeiro e Adro do Largo do Calvário, na freguesia de Benavente, e a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, na freguesia de Samora Correia.
Gastronomia
Para quem visita este concelho do distrito de Santarém pode provar uma gastronomia tradicional e saborosa, na qual se destacam pratos como o cozido bravo, as migas com entrecosto, a açorda de sável, o ensopado de enguias, as enguias fritas, o torricado de bacalhau e a sopa de castanhas. Para terminar a refeição não deixe de saborear o bolo podre, as delícias de batata e o arroz doce.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- Paúl (Cabo Verde)
- Região Autónoma do Príncepe (S. Tomé e Príncipe)
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de prata com uma cruz florenciada de verde, vazia de campo, ladeada por duas travas de vermelho em pala e acompanhada por uma bandeira quadrada, requífada em faixa de prata e de verde, franjada e realçada de negro, desfraldada, para a sinistra no chefe e com a haste e lança de negro colocada em pala. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda BENAVENTE a negro.