Golegã, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Golegã

Golegã é um município português localizado no distrito de Santarém, na região do Alentejo e sub-região do Ribatejo. É um município com 5 913 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com três freguesias em 84,32 km². O município é limitado a nordeste por Vila Nova da Barquinha, a leste e sueste pela Chamusca, a oeste por Santarém e a noroeste por Torres Novas e Entroncamento.

As três freguesias do concelho da Golegã são Azinhaga, Golegã e Pombalinho.

História

A história deste concelho ribatejano está associada aos dois rios que o percorrem, o Almonda e o Tejo, que favorecem a fertilidade dos solos. Assim, de acordo com a história, a Golegã terá sido um povoado com origem numa estalagem estabelecida durante o reinado do rei D. Sancho I. Esta  estalagem acolheria gente de passagem de Lisboa para o norte. Tudo leva a crer que a estalagem terá sido pertença de uma mulher da Galiza residente em Santarém, daí que o povoado se tenha chamado “Venda da Galega” e, mais tarde, Golegã.

O lugar da Golegã foi elevado à categoria de vila por carta de D. João III, decorria o ano de 1534.

Património

O património deste concelho  destaca-se no seguintes locais:

  • Capela de São José
  • Igreja Matriz da Golegã
  • Pelourinho da Golegã
  • Quinta da Cardiga
  • Casa-Museu Carlos Relvas

Gastronomia

Quem está de visita pela região não pode deixar de provar as inúmeras iguarias que este concelho tem ao dispor, nomeadamente sopa de feijão com carne, requentado, sopa de peixe, açorda de sável, caldeirada de feijão verde, bacalhau assado, ensopado de enguias, favas com azeite, trouxas de ovos, bolos de noiva e toureiros.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde)
  • Villeneuve d’Olmes (França)

Brasão da cidade

Golega

O brasão da cidade é um escudo de prata, com um ramo de cinco espigas de trigo verde, atadas de vermelho em ponta. Em contra-chefe estão três faixas ondadas de azul. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda VILA DA GOLEGÃ a negro.

Municípios do Distrito de Santarém

Abrantes Alcanena Almeirim Alpiarça Benavente
Cartaxo Chamusca Constância Coruche Entroncamento
Ferreira do Zêzere Golegã Mação Ourém Rio Maior
Salvaterra de Magos Santarém Sardoal Tomar Torres Novas
Vila Nova da Barquinha
93 Visualizações 1 Total
93 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.