Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A Serra da Lousã é uma serra localizada na transição do distrito de Coimbra para o de Leiria na Cordilheira Central do Sistema Montejunto-Estrela.
Caracterização da Serra da Lousã
A Serra da Lousã, entre a Beira Baixa e a Beira Litoral, integra o ramo norte da Cordilheira Central, constituída pelas serras da Estrela, Açor e Lousã, fazendo também parte do Sistema Montejunto-Estrela. O território abrange os concelhos de Miranda do Corvo, Lousã, Góis e Penela, no distrito de Coimbra, e Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria.
A serra tem uma orientação nordeste/sudoeste e tem 30 quilómetros de comprimento. O seu ponto mais elevado é a 1205 metros de altitude, no local conhecido por Altar de Trevim. Neste local encontra-se um dos sítios mais visitados da serra, o Baloiço do Trevim.
Na Serra da Lousã predomina o xisto, sendo cortada por vales em garganta de paredes abruptas. Aqui podemos encontrar o Penhasco das Ermidas.
Estima-se que nesta serra existam aproximadamente 3000 animais a viver em estado selvagem, uma área superior a 100 mil hectares. Entre as várias espécies de fauna e flora, destacam-se o narciso, o medronheiro, o azereiro, a salamandra-lusitânica, o guarda-rios, a trepadeira-dos-muros e a lontra.
Dados Gerais
Coordenadas: 40° 5′ 23″ N 8° 10′ 46″ O
Altitude máxima: 1205 metros
Localização: Distritos de Coimbra e Leiria, Portugal
Cordilheira: Cordilheira Central e Sistema Montejunto Estrela