Designer

Designer: conceito e áreas de especialização e de desenvolvimento da atividade

Designer é o profissional que desempenha atividades especializadas de carácter técnico e artístico.

 

O termo designer vem do inglês “design” e refere-se a qualquer indivíduo que esteja ligado a uma atividade criativa. Também se pode definir um designer como um profissional que trabalha com design, na criação gráfica e esquemática de um produto, especialmente de sua aparência física, tendo em conta as tendências de mercado e da produção industrial.

 

Os designers normalmente especializam-se em determinada área ou atividade, sendo que atualmente as especializações mais comuns são:

 

Web design – criação da arquitetura de um site na Internet (também blog, página de rede social, etc).

Design de produto – conceção do aspeto exterior de um objeto, configuração física.

Design de moda – execução de projetos de criação de novos produtos de vestuário e/ou acessórios e desenvolvimento de produtos já existentes destinados à confeção em série e por medida, tendo em conta as tendências de moda, os padrões de qualidade e as tendências.

Design de interiores – produção de ambientes de forma a articular as necessidades de organização funcional com as estratégias de composição visual e sensorial do espaço, envolvendo processos técnicos e científicos e aspetos criativos e individuais.

Design de marca – projeto de construção de uma marca ou identidade visual de uma empresa (logotipo, papel de carta, site, etc).

Design de jogos – planeamento, conceção, desenho e desenvolvimento de jogos e animações digitais multimédia para diferentes ambientes e plataformas.

Design gráfico – criação ou renovação de uma marca: logótipo, imagem corporativa, publicidade, catálogos, merchandising

 

O que é design?

Genericamente, design é a disciplina que tem por objetivo a criação de objetos ou produtos cuja forma se adeque o mais perfeitamente possível à função a que se destina, conciliando critérios estéticos, técnicos, etc.

Design é idealizar, criar, desenvolver, configurar e/ou especificar algo a partir de um desenho normalizado. Trata-se de uma atividade estratégica, técnica e criativa que tem normalmente por objetivo, solucionar um problema através da conceção de um objeto, imagem, serviço, marca, peça gráfica, tipografia, interface digital, página de Internet, etc.

 

O que faz um designer?

 

Criação de identidade visual

Uma das especializações mais comuns nesta área é a de designer gráfico, ou seja, a criação da identidade visual de uma empresa: logotipo, site, tipografia, etc. Este profissional concebe o chamado Manual de Identidade Visual onde a empresa em causa encontra as normas relativas à utilização da sua imagem.

 

Criação de anúncios de publicidade

O profissional especializado em publicidade, cria e elabora diferentes tipos de peças publicitárias de acordo com os objetivos e desejos dos clientes, seja materiais para serem impressos (banners, panfletos, flyers, folhetos, cartazes, posters, etc), seja materiais para serem usadas somente na Internet (email marketing, banners para sites, peças exclusivas para redes sociais, newsletters, etc).

 

Manipulação de imagens

Talvez este seja um dos trabalhos mais interessantes na área do design: o tratamento e, por consequência, manipulação de imagens, muito comum em peças publicitárias e que utiliza – entre outros recursos – o Photoshop, um dos softwares preferidos de muitos designers.

 

Criação e elaboração de sites

Os profissionais que se especializam em materiais para a Internet, web design, elaboram, entre outras coisas, modelos de sites para os mais variados fins, desde websites a lojas virtuais e blogs.

 

Diagramação

O profissional que trabalha em diagramação trabalha a disposição de textos e imagens (em jornais e revistas, por exemplo).

 

Edição de vídeos

Estes profissionais são conhecidos como motion designers porque elaboram vídeos: criando vinhetas, editando vídeos corporativos, vídeos comerciais, criando efeitos especiais, etc.

 

Mercado de trabalho

Um designer pode trabalhar para diversas empresas que necessitem desse tipo de profissional, mas é mais comum que seja contratado por agências de comunicação, publicidade e marketing. Também pode desenvolver o seu trabalho como freelancer.

248 Visualizações 1 Total
248 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.