Panfleto

Noção, origem, características e dicas de utilização de um panfleto

folheto
Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Panfleto é um meio de divulgação de uma ideia ou marca, feito de papel e de fácil manuseamento.

 

Panfleto também pode ser definido como uma folha impressa com informação publicitária sobre um produto, serviço, evento, entre outros, para distribuição ao público.

 

Origem do termo panfleto

Reza a História que no século XII circulou na Inglaterra um poema de amor anónimo, escrito em latim e de seu nome “Pamphilus seu de amore” (Panfilo ou sobre o amor). O poema popularizou-se e foi traduzido para o inglês como Phamphlet. Até final do século XIV a palavra pamphlet foi então usada para designar qualquer texto de tamanho menor do que os enormes livros manuscritos. Nos séculos seguintes, o sentido do termo evoluiu até ser sinónimo de libelo difamatório, folheto escrito em estilo satírico ou violento, especialmente sobre assuntos políticos.

 

Características do panfleto

Um panfleto é um folheto ou uma brochura solta, sem uma cobertura dura ou encadernação. Normalmente trata-se de uma única folha de papel impressa de ambos os lados e dobrada pela metade, em terços ou em quartos. Também pode consistir em algumas páginas dobradas pela metade e grampeadas nas dobras para fazer um livro simples. Os panfletos são muito usados porque a sua comercialização é barata e podem ser distribuídos facilmente. Nos dias de hoje são (ou continuam a ser) uma importante ferramenta de publicidade e propaganda política, mas o panfleto em papel comercial perdeu espaço para o panfleto virtual, enviado em campanhas de email marketing.

 

Diferença entre panfleto, folheto, flyer e folder

Não há muitas diferenças entre panfleto e folheto, mas enquanto um panfleto tem um formato A5 ou A6, um folheto usa o formato A3 ou A4. Além disso, os folhetos costumam ser fabricados em papel de melhor qualidade, usam misturas de cores mais chamativas e não são distribuídos em massa como os panfletos, mas sim para potenciais clientes.

Entretanto, com a evolução dos processos de impressão apareceram opções mais sofisticadas, como os flyers e os folders.

O flyer (do inglês, voador) é um dos resultados da evolução dos panfletos simples criados a partir da invenção da imprensa. Ganhou o nome devido à sua velocidade de distribuição, mas ainda preserva a característica básica do panfleto: é direto e possui pouca informação, porem a sua qualidade é bem maior. Os flyers costumam ser impressos em grandes quantidades, em papéis de maior qualidade e com um trabalho estético mais apurado. Por sua vez, o termo folder (do inglês, pasta) que deriva da palavra em inglês “fold” ou dobra é um folheto ou panfleto que tem uma dobra, ou seja, é ainda mais refinado que o folheto, panfleto e folder, exige um maior investimento em design e por isso oferece maiores possibilidades criativas. Um folder pode ter apenas uma dobra (considerado como quatro páginas), dobra sanfona, carteira, entre outras variações que lhe permitem comunicar uma quantidade maior de informações. É excelente para apresentações corporativas, lançamentos e descrições detalhadas de produtos e serviços.

 

Dicas para elaborar um panfleto

 

Programa

Para fazer um panfleto é preciso utilizar um programa de design gráfico, como o Photoshop ou o Coreldraw, ou em alternativa contratar um designer que pode tratar do assunto.

 

Cores

As cores que serão utilizadas no panfleto são responsáveis por destacar a escrita e imagens. A cor adequada é aquela que não ofusca as imagens e os textos. É importante que a cor de fundo seja chamativa, mas esta não deve causar desarmonia nem provocar um contraste que leve as pessoas a desviar o olhar. Podem-se usar molduras ou borders com cores diferentes, que destaquem o panfleto e prendam a atenção do leitor por mais tempo.

 

Imagens

Um panfleto precisa de uma boa imagem, essa será a primeira coisa para onde o leitor vai olhar. A imagem deve ser atraente, mas ainda assim ter algo a ver com o negócio, claro.

 

Conteúdo

O conteúdo do panfleto deve estar organizado de modo a que a informação principal e mais importante esteja destacada. Isso pode ser feito através de uma divergência de cores (contraste), letra maiúscula ou letra a bold, negrito. Sendo que não se devem misturar as técnicas, no máximo usar duas.

As palavras que vão ser destacadas no panfleto devem ser positivas, de fácil compreensão e objetivas, além de correlacionadas com o produto/serviço.

Em relação à restante informação do panfleto, há que perceber que o leitor, se se interessar pelo mesmo através da imagem e das palavras ou frases em destaque, acabará por o ler na íntegra, mais tarde ou mais cedo. Assim, devem-se conduzir os leitores para um contacto com informações que o instiguem a querer saber mais sobre a empresa, produto ou serviço. É importante que os conteúdos sejam claros, concisos, interessantes, persuasivos e despertem a curiosidade.

 

Material

Convém que o material de impressão do panfleto seja de qualidade para proporcionar algum brilho e vivacidade ao conteúdo e melhor ressaltar as partes destacadas.

 

Entrega

A entrega dos panfletos também é importante. Há que fazê-la de forma correta para que o trabalho seja bem-sucedido. E a forma correta muitas vezes é através da entrega direta, em mãos (só assim se terá a certeza de que as pessoas receberam a informação). No entanto, nalguns casos a entrega através de caixas do correio ou em maços em locais de grande movimento também costumam trazer bons resultados.

1171 Visualizações 1 Total
1171 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.