Blog

Blog, é um termo inglês (em português se traduz a blogue) que se utiliza para designar um website ou página pessoal utilizada para partilhar informações, experiências pessoais ou notícias; normalmente são, na sua grande maioria, compostos por textos ou “posts”.

Também podem ser utilizados como diários “online” e a sua temática varia de acordo com o objectivo do autor ou autores, pode ser actualizado diariamente e receber comentários dos leitores.

A pessoa que administra o blog é chamada de Blogueiro ou blóguer ou bloguista ou ainda blogger.

blog

Blog é uma palavra bastante popularizada nos dias de hoje, mas na realidade, Blog é uma palavra que resulta da simplificação do termo weblog, que consiste na junção de duas palavras: web que é relativa à rede de computadores ou internet e log que se refere ao registo de actividade ou então o desempenho regular de alguma coisa e se pode traduzir directa, a “diário da rede”.

O termo weblog foi criado por Jorn Barger a 17 de Dezembro de 1997. A abreviação para blog, foi por sua vez, foi criada por Peter Merholz, ao desmontar a palavra weblog para formar a frase we blog (“nós blogamos”) na barra lateral do seu popular blog Peterme.com, em 1999.

Pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou blog tanto como substantivo ou verbo (to blog ou “blogar”, significando “editar ou postar em um weblog”), aplicando a palavra blogger em conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos.

Um blog é uma web cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos e ferramentas dos chamados artigos ou publicações. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular e outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links que levam a outros blogs ou páginas da web relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma das características mais importantes, do universo blog.

O blog, com os anos, tornou-se uma das ferramentas de comunicação mais populares e utilizadas da internet, tanto entre quem publica e quem simplesmente quer saber a opinião de outros sobre determinados temas. Na internet, se pode encontrar blogs de opinião sobre praticamente qualquer tema, sendo os mais populares, os de moda, cinema, jugos ou desenho.

man-reading-touchscreen-blog

Uma das principais características dos blogs é que, em geral, eles têm um aspecto muito parecido, isto é, o usuário é limitado no que diz respeito a alterações visuais no desenho estrutural da web, normalmente, todos ele seguem um modelo predefinido.

Outra característica dos blogs é a frequência de actualização. Alguns são actualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia. Cada actualização no blog é chamada de post ou publicação.

No inicio, quando surgiram os blogs tinham um carácter puramente recreativo, eram usados como “diários virtuais”, on-line, onde as pessoas, especialmente adolescentes e jovens, expunham as suas ideias, narravam o que acontecia e pensavam durante o seu dia-a-dia.

Com o passar do tempo os blogs foram evoluindo e tornaram-se num espaço de disseminação de ideias e informações mais consistentes, pessoas conhecidas e empresas passaram a utilizá-los para comunicar com os fãs ou consumidores.

Com os avanços da internet e a sua popularização, os blogs deixaram de ser “objectos particulares” e um passatempo, para se tornar para muitos num trabalho a tempo inteiro e extremamente bem pago. Existem hoje em dia, blogs para todos os assuntos e públicos e muitos blogueiros passaram a se tornar pessoas admiradas, seguidas em redes sociais e especialistas de opinião. Com essa popularidade, muitas marcas viram aí uma oportunidade, e hoje em dia, os blogger mais populares da red, recebem milhões para falar sobre determinados produtos ou marca, fazendo do blog uma red de comunicação e marketing muito rentável.

543 Visualizações 1 Total
543 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.