Website ou site

Noção, aplicação, informações, tipos e benefícios de um site

website

Website ou site é um conjunto de páginas web, ou seja, hipertextos acessíveis, geralmente pelo protocolo HTTP na Internet.

 

Website é uma palavra que resulta da justaposição das palavras inglesas web (rede) e site (sítio).  No contexto das comunicações eletrónicas, as expressões website e site (ou em português sítio eletrónico) possuem o mesmo significado e são utilizadas para fazer referência a uma página ou a um agrupamento de páginas relacionadas entre si, acessíveis na Internet através de um determinado endereço.

O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a WWW (Word Wide Web) e a expressão website surgiu, precisamente, após a criação da WWW, pois a designação faz alusão a uma teia virtual (web) onde existem vários hipertextos. Para designar o sítio na web, começou-se a usar a expressão web site (ou website) e mais tarde simplesmente site.

 

Algumas informações genéricas sobre os sites…

 

  • As páginas num site são organizadas a partir de um endereço URL ou sítio, onde fica a página principal.
  • Geralmente as páginas de um site residem no mesmo diretório de um servidor e estão organizadas dentro do site de acordo com uma hierarquia visível no URL, não obstante a as hiperligações entre as páginas controlarem o modo como o visitante se apercebe da estrutura global.
  • Os sites são escritos ou convertidos para HTML (HyperText Markup Language) e acedidos usando um software designado de web browser ou navegador.
  • As páginas HTML podem ser estáticas ou podem ser páginas criadas dinamicamente usando tecnologias como JSP, PHP ou ASP. O Dynamic HTML, por exemplo, permite interatividade e modificação do conteúdo dentro da página sem ser necessário recarregar.
  • Um site requer um software designado de servidor web, como o Apache ou o IIS.
  • Os sites também podem ter os seus conteúdos armazenados em bases de dados.
  • Os sites podem ter plugins que lhes permitem exibir objetos adicionais aos suportados nativamente, como Flash.

 

Principais tipos de sites

 

Site institucional

Um site institucional é uma espécie de escritório virtual, um ponto de contato entre uma empresa ou instituição e os seus clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros. Este tipo de site permite a visualização de informações sobre a empresa e seus produtos ou serviços, mas permite também, ao visitante, realizar pesquisas, colocar questões, sugestões e críticas, entre muitas outras interações. Além do mais, um site é ainda um valioso instrumento de publicidade.

 

Catálogo eletrónico

Um catálogo eletrónico é um site institucional que também é usado para exibir os produtos ou serviços da empresa eliminado a obrigatoriedade de o cliente visitar a loja ou consultar um catálogo impresso. Este site pode ainda integrar uma loja virtual e/ou um sistema de pedidos e de orçamentos.

 

Loja virtual

Uma loja virtual é um site que além de apresentar os produtos ou serviços, permite a venda e pagamento através da Internet, sendo que o cliente recebe o produto, comodamente, em casa.

 

Site de notícias

Os sites de notícias ou publicações (jornais, revistas e agências noticiosas) são aqueles que usam a Internet para veicular notícias. Nesta categoria podem-se incluir também os sites de jornalistas freelancer e outras pessoas que publicam informações online através de blogs, podcasts e vídeos.

 

Sistemas personalizados

Os sites baseados em sistemas personalizados de conteúdo, possuem ferramentas de automatização, produtividade e partilha de informação, como é o caso de diretórios e redes sociais.

 

Para que serve um site?

Um site deve conseguir apresentar a empresa, instituição ou entidade que representa: Quem é? O que faz? Onde faz? Como faz? Com que propósito? Entre outras questões.

A estas perguntas um site deve responder com clareza de forma a revelar o seu posicionamento face ao público-alvo. Além disso, um site deve conseguir ajudar uma empresa a construir (ou manter) uma boa imagem e reputação através de conteúdos de qualidade, seja a nível de textos, imagens, vídeos ou qualquer outro tipo de formato utilizado.

Um site deve ser ainda capaz de guiar um visitante até uma venda (ainda que isso não aconteça, normalmente, na primeira visita) e ainda que a venda, por falta de uma loja virtual, tenha de ser efetivada numa loja física.

E mesmo assegurando todos estes propósitos, um site deve garantir constantemente que a sua presença online seja notada e obtenha (cada vez) mais acessos. Nesta fase de acompanhamento são usadas estratégias de Marketing Digital, nomeadamente SEO (Search Engine Optimization), capazes de otimizar a performance de um site.

 

Principais vantagens em ter um site numa empresa

 

Exclusividade

Um site permite a uma empresa possuir um domínio próprio na Internet (Exemplo: www.omeusite.pt), além de possibilitar a criação de uma plataforma exclusiva, gerida pela administração da empresa com um layout conforme à identidade visual da marca e conteúdos específicos que atendam às necessidades do seu público-alvo.

 

Eficácia

Não é por acaso que a Internet é o meio de comunicação mais utilizado do mundo. Possuir um site significa atingir uma grande visibilidade e quantas mais pessoas virem o site mais hipóteses as empresas têm de verem a sua marca reconhecida e os seus produtos ou serviço vendidos. Além de ser um meio de comunicação rápido e eficaz, um site não exige um grande investimento económico.

 

Relacionamento

Um site permite que se encete e mantenha um relacionamento entre a empresa e os seus prospects, clientes e parceiros. Fá-lo através de conteúdos relevantes capazes de educar e esclarecer as dúvidas do seu público-alvo.

 

Vendas

Ainda que um site não possua loja online, ele é uma montra virtual do negócio onde é possível expor produtos e serviços a qualquer hora e para qualquer lugar do mundo.  O facto de um site estar online ou aberto 24h por dia, permite que os visitantes possam conhece-lo, tomar decisões e até efetuar compras quando e de onde bem entenderem.

 

Monitorização

Na Internet é possível medir o desempenho de um site e obter informações sobre o tráfego, acessos, páginas mais visitadas, tempo de permanência, links clicados, carrinhos de compras abandonados, etc. Ao monitorizar estes resultados, uma empresa consegue compreender o comportamento dos seus visitantes e tomar decisões na senda de otimizar as suas páginas.

628 Visualizações 1 Total
628 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.