Layout

Layout é um termo da língua inglesa que faz parte dos dicionários de língua portuguesa, que significa configuração física, desenho, esquema, disposição das instalações, alocação das pessoas, mobiliário, equipamento e ferramentas no interior das instalações, bem como as linhas de circulação física das matérias-primas, materiais, produtos em fase de fabrico e produto acabado.

A palavra de origem inglesa, descreve o estudo da disposição e alocação das pessoas, móveis, ferramentas, maquinarias ou áreas, dento de uma metodologia aplicada, utilizada nas organizações com o objectivo de optimizar os recursos disponíveis, ganhando agilidade, facilitando as actividades e diminuindo os custos nos processos.

Para uma maior compreensão o ideal é entender o contexto onde o mesmo é aplicado, que pode ser basicamente na área do design gráfico ou da Logística.

Na área do design gráfico, consiste num esboço ou rascunho que mostra a estrutura física de uma página de um jornal, revista ou página na internet (como uma web ou um blogue, por exemplo).

A noção de layout costuma usar-se para designar o esquema de distribuição dos elementos dentro de um desenho. É hábito que um designer que se costuma dedicar à criação de páginas web desenvolva um layout e o apresente ao seu cliente para que este o aprove e decida sobre a distribuição dos conteúdos.

O layout de uma página web vai depender da criatividade e do conteúdo que vai apresentar. Por esse motivo, muitas vezes o cliente dá indicações precisas ao designer, para que ele possa trabalhar no layout. Assim, o layout consiste em um rascunho, esboço ou projecto, um trabalho prévio que dá uma ideia de como será a aparência final da página em questão. Pode ser um desenho simples numa folha ou algo mais evoluído, quando o projecto já está em uma fase mais avançada.

O layout é um rascunho ou esboço que contém elementos como imagens, textos, imagens, gráficos e a maneira como ele será estruturado em determinado espaço, mas apesar de significar rascunho não deve ser entendido como sendo algo feito às pressas apenas como uma ideia geral do projecto a ser finalizado.

proposta-de-layout-editorial-de-uma-revista

Proposta de Layout Editorial de uma revista

O design de um layout editorial, pressupõe o trabalho de um designer gráfico, que vai trabalhar no formato e no número de página e nas suas margens, no número de colunas de texto e em outros aspectos relevantes. No design editorial, consiste basicamente, no processo de fazer a organização editorial ou design editorial, isto é, a organização do conteúdo editorial de uma revista ou jornal, entre titulares, fotos e textos.

O layout precisa transmitir a informação desejada com eficiência. Dependendo de como e onde vai ser utilizado e visualizado, a estruturação do layout, este deve ser realizado, tendo em conta a estratégia de comunicação e o mercado a quem comunica. É preciso que o layout seja um elo de comunicação com o usuário, que a sua linguagem seja comum com o objectivo da comunicação e com o suporte.

Na publicidade, tal como no design editorial, o layout é uma ideia estruturada da peça, a montagem visualmente organizada do suporte de comunicação, o desenho, o design da mesma.

462 Visualizações 1 Total

References:

ARNHEIM, R. Arte e Percepção Visual: Uma psicologia da visão criadora. Thomson Learning. São Paulo, 2002

BARBOSA, C. Manual Prático de Produção Gráfica: Para produtores gráficos, designers e directores de arte. Principia. S. João do Estoril, 2006

CHAVES, N. La Imagen Corporativa: Teoría y metodología de la identificación institucional. 3.ª ed. Gustavo Gili. Barcelona, 2005

DABNER, D., Graphic Design School. 3rd ed. Hoboken. Wiley. New Jersey, 2004

DABNER, D. Guia de Artes Gráficas: Design e layout. Gustavo Gili. Barcelona, 2003

DAVIS, M. More Than a Name: An introduction to branding. Lausanne: AVA Publishing, 2006

GORDON, B.; GORDON, M. O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Livros e Livros. Lisboa, 2003

HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. NBL Editora, 1986

JOHANSSON, K.; LUNDBERG, P.; RYBERG, R. Manual de Producción Gráfica – Recetas. Gustavo Gili. Barcelona, SA, 2004

MCQUISTON, L.; KITTS, B. Graphic Design Source Book. Chartwell House. New Jersey, 1991

NOGUEIRA, M. M.; ROCHA, C. S. Panorâmica das Artes Gráficas. Vol. I, II e III. Plátano Ed. Técnicas. Lisboa, 1993-2001

462 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.