Cartaz

Conceito, objetivo e tipos de cartaz

Cartaz é um papel de grandes dimensões, ilustrado, que se afixa em locais públicos para anunciar ou promover algo.

 

Cartaz é, assim, qualquer material impresso no qual constam, geralmente, textos e imagens exibidos com diversos fins, mas de modo a transmitirem algum tipo de mensagem visual que serve como anúncio para a difusão de uma determinada informação (promoção de um produto, serviço ou evento, por exemplo).

O cartaz é funcional, mas também tem sido apreciado como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de carácter político e artístico.

 

Objetivo

Um cartaz pretende sempre atrair a atenção dos potenciais consumidores ou clientes para incrementar as vendas, mas também pode ser usado na política para fazer propaganda das propostas de um partido ou para fazer campanha a favor de um candidato.

 

Exemplos:

“Afixaram um cartaz na porta da escola para avisar que amanhã há greve de professores.”

“O cartaz daquele filme é muito criativo.”

“É preciso afixarem os cartazes para divulgarem o baile!”

“Viste a foto do líder do PSD que usaram naquele cartaz?”

 

Cartaz versus poster

A partir do momento em que um cartaz é colocado, não num local público, mas num local privado (como um quarto de um adolescente) deixa de ser considerado cartaz para se passar a chamar poster (cuja função é meramente estética, de decoração).

 

Principais tipos de cartazes

 

Publicitário ou comercial – promove uma ação (normalmente um produto ou serviço de uma empresa) com o objetivo de divulgar algo e incrementar as vendas.

 

Cultural – promove eventos de interesse público ligados a motivos profissionais ou de lazer. Exemplos: exposições de arte, espetáculos, concertos, filmes, etc.

 

Informativo ou educativo – promove uma mudança de comportamento, incentivando, por exemplo, a reciclar, poupar água, etc.

 

Social – promove uma mudança de comportamento também, mas não envolve necessariamente conhecimento, o principal objetivo é denunciar questões que afetam a vida das pessoas, chegando a chocar a sensibilidade do público.

 

Político – promove ideais políticos, mensagens sobre determinados assuntos que tenham impacto na política, ou pode, apenas, remeter para um partido. O objetivo é sempre o de divulgar a identidade dos seus elementos, reforçar a credibilidade e influenciar as massas.

 

Como conceber um (bom) cartaz?

Em primeiro lugar, um cartaz deve ser sempre simples de forma a que as pessoas olhem e entendam logo a sua mensagem em questão de segundos. Todos os elementos de um cartaz devem ser simples, claros e objetivos, seja texto, imagem, foto, título, etc. No entanto, um cartaz tem mais sucesso se conseguir aliar a simplicidade à criatividade, de forma a melhor atrair e encantar o público.

O texto de um cartaz deve estar numa fonte grande, ser chamativo e reduzido ao máximo e as imagens (uma ou duas) devem ser vistosas e de fácil entendimento. Contuso, há cartazes bem-sucedidos que não têm texto e exibem, apenas, uma imagem.

Para mais, deve-se escolher apenas um assunto e dividir o espaço útil do papel em três áreas: slogan, imagem e texto. As letras devem ser legíveis e as imagens devem ter legendas, preferencialmente, mas os espaços vazios também são importantes, pois destacam a mensagem.

Seja como for, independentemente do tipo e número de elementos, os principais itens de um cartaz devem ser visíveis a cerca de dois metros de distância do lugar onde as pessoas passam. Se ficar a uma distância muito maior, pode passar despercebido.

Convém, naturalmente, que o cartaz contenha ainda os dados de contato, como site, telefone, email ou local e data de um evento, por exemplo.

Além da estética do cartaz, também a localização, ou seja, o ou os locais onde vai ser afixado, merecem atenção. O ideal, regra geral, é escolher zonas com grande movimento.

441 Visualizações 2 Total
441 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática