Slogan

Conceito, utilização e elaboração de um slogan

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Slogan é uma frase curta de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço, empresa, instituição ou até mesmo de uma pessoa.

 

Um slogan é uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. É um conceito importante na área da publicidade onde se usam estas mensagens curtas para ajudar os consumidores a identificar e memorizar algo, nomeadamente algum conceito associado a um produto ou serviço.

O slogan aparece, normalmente, logo por baixo do nome da marca ou logotipo.

 

Origem do termo slogan

A palavra slogan deriva do termo “slogorn” cuja origem etimológica é do gaélico “sluagh-ghairm” em que “sluagh” significa exército e “ghairm” significa choro ou grito. A expressão era usada como grito pelos antigos clãs para inspirar os seus membros a lutarem pela preservação do grupo. O grito de chamada também era emitido pelos escoceses para reunir os combatentes.

 

Para que serve um slogan?

Um slogan serve essencialmente para definir o posicionamento de uma marca e o seu diferencial face à concorrência.

Num mercado global todas as empresas procuram maior visibilidade e destaque para que os seus negócios sobrevivam e tenham sucesso. Por isso, precisam de definir bem qual é o posicionamento mais adequado para os seus propósitos comerciais. Essa orientação, se estiver devidamente alinhada com os objetivos da empresa, gera identificação com o público e por consequência – e a seu tempo – mais vendas. Ora, alguns dos elementos mais importantes para gerar essa identificação são precisamente o nome e logotipo, que funcionam bem melhor se tiverem um slogan a complementá-los, pois o slogan é capaz de resumir e transmitir verbalmente o conceito da empresa.

 

Exemplos de slogans que ficaram na memória dos consumidores…

 

  • Coca-cola é que é! (Coca-cola)
  • Há mar e mar, há ir e voltar (Instituto de Socorros a Náufragos)
  • Aquela máquina (Regisconta)
  • O que é Nacional é bom (Nacional)
  • Vá para fora cá dentro (Ministério do Comércio e Turismo)
  • O algodão não engana (Sonasol)
  • Poder, podia, mas não era a mesma coisa (Zon)

 

Onde usar um slogan?

Um slogan pode ser usado em contexto comercial, político, religioso, etc. Certo é que o slogan é mais amplamente utilizado por empresas em anúncios em vários meios de comunicação social. Nesse sentido trata-se de uma identificação de fácil memorização agregando um valor único à empresa, produto ou serviço, sendo esse valor concreto ou não. No entanto, um slogan não é usado exclusivamente para divulgação de um produto ou serviço. Um slogan também pode ser utilizado na política, expressando um objetivo ou uma qualidade de um individuo, apresentando-se como uma forma de anunciar um lema ou os princípios políticos defendidos.

 

Como definir o conteúdo de um slogan?

Conhecendo bem o negócio! Antes mesmo de se começar a esboçar frases para o slogan, há que definir com clareza o público-alvo da empresa, posicionamento e diferencial competitivo.

 

Público-alvo – Para se redigir um bom slogan é preciso perceber quem são as pessoas que vão comprar os produtos ou serviços em causa, criar um perfil de cliente que vá além de características demográficas e pensar nos valores que são importantes para essa pessoa.

 

Posicionamento – A seguir deve-se definir o lugar que se quer ocupar nos corações e mentes dos clientes, deixando clara a oferta de valor da empresa.

 

Diferencial competitivo – E por fim, é hora de verificar e registar o que diferencia a empresa da concorrência e atrair o seu público para esse diferencial.

 

Principais funções do slogan

 

  • Chamar a atenção do público para os produtos ou serviços de uma empresa.
  • Permitir que os consumidores memorizem uma oferta de valor.
  • Lançar uma frase curta e memorável que faça com que a marca seja facilmente lembrada e repetida pelas pessoas.
  • Mostrar o diferencial de uma empresa.
  • Diferenciar-se da concorrência.
  • Auxiliar em promoções e ações específicas de marketing, comunicação e vendas.
  • Facilitar a fidelização.

 

Como criar a frase de um slogan?

Com criatividade! Para criar um slogan, os publicitários ou copywriters recorrem a toda a sua imaginação para escrever frases curtas e simples, nas quais estão presentes as características essenciais de uma empresa, produto ou serviço, e que consigam chamar a atenção e permanecer na memória dos consumidores. No fundo o slogan é um logotipo verbal que deve ser incluído em todas as ações de comunicação e marketing.

 

Regra prática para a criação de frases para um slogan

A regra comummente aceite para se elaborar um slogan é a de escolher um adjetivo e um substantivo de uma lista de opostos (colorido/monocromático ou inovador/tradicional e tecnologia/artesanato ou quantidade/qualidade, por exemplo) e depois integrá-los de modo a formarem a frase para o slogan.

727 Visualizações 1 Total
727 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.