Mensagem

Noção de mensagem: objeto central de qualquer tipo de processo de comunicação

Mensagem é, em termos latos, o objeto da comunicação.

 

Dependendo do contexto, o termo mensagem pode-se aplicar tanto ao conteúdo da informação como à sua forma de apresentação, mas regra geral, mensagem é sinónimo de objeto central de qualquer tipo de comunicação estabelecida entre duas partes: emissor (quem a envia) e recetor (quem a recebe).

 

É comum que a palavra mensagem se relacione com a ideia de mensagem escrita (e até sms) mas a variedade de mensagens e estilos de comunicação possíveis, ultrapassa em muito a escrita. Uma mensagem pode ser um símbolo, um sinal, um gesto, etc. Efetivamente, na área da Teoria da Comunicação, uma mensagem é enviada de um emissor para um recetor e traduz-se em qualquer pensamento ou ideia expressada numa linguagem aberta ou secreta (código), preparada de uma forma possível de transmissão por qualquer meio de comunicação.

 

Transmissão efetiva de uma mensagem

Existem diversas formas de um emissor transmitir uma mensagem para um recetor. Porém, para que a transmissão dessa mensagem tenha sucesso, o emissor deve conhecer a linguagem do recetor, de outro modo a mensagem pode ser transmitida, sim, mas incompreendida. Logo, pode-se dizer que o processo de comunicação que provém de uma mensagem, só é gerado se a linguagem do emissor for próxima da do recetor, ou seja, se ambas as partes reconhecerem e compreenderem a linguagem (verbal ou não-verbal) em que a mensagem está a ser estabelecida. De outra forma não se cria, necessariamente, uma ligação.

História da mensagem

Desde sempre que a comunicação assume uma importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, socialização e desenvolvimento. Até ao surgimento da escrita, o ser humano comunicava através de mensagens simples, onde a fala e os gestos ocupavam um papel predominante. Mas após a criação da escrita, o Homem começou a desenvolver mensagens mais complexas que, ao permanecerem no papel, permitiam ser entregues a um público ou conjunto de pessoa cada vez mais amplo e através de distâncias muito maiores. Na atualidade, a mensagem escrita tradicional caiu em desuso face a outras (novas) tecnologias comunicativas como a informática, nomeadamente a Internet. No entanto, a escrita, a gestualidade, a simbologia e até mesmo as mensagens corporais continuam a ser utilizadas pelo ser humano (e por outros animais) para comunicar. Abraços, beijos, sorrisos, movimentos, etc, são e continuarão a ser mensagens explícitas entre emissor e recetor.

 

Processo de comunicação

No processo de comunicação podem ser identificados os seguintes elementos:

 

Emissor – Quem emite e codifica a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição…

Recetor – Quem recebe e descodifica a mensagem emitida pelo emissor. Pode ser uma pessoa, um grupo, um animal…

Mensagem – Conteúdo transmitido pelo emissor. Pode ser, por exemplo, um texto, um discurso, uma frase, um som… No fundo, é o conteúdo das informações transmitidas.

Código – Forma através da qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação aos outros: podem ser gestos, sons, cores, idiomas, etc.

Codificação – Processo de transformar o pensamento em forma simbólica, ou seja, transformar a intenção da comunicação num código conhecido.

Descodificação – Processo pelo qual o recetor traduz os símbolos emitidos pelo emissor.

Canal – Meio pelo qual circula a mensagem. Por exemplo: carta, telefone, rádio, televisão, Internet.

Feedback – Resposta do recetor para o emissor.

Ruído – É tudo o que dificulta ou pode dificultar a comunicação e interferir com a salutar transmissão da mensagem entre emissor e recetor: incapacidade verbal do emissor e baixo nível de conhecimentos do recetor, a título de exemplo.

 

Comunicação verbal e não verbal

Quando a comunicação é feita através de uma linguagem falada ou escrita, denomina-se comunicação verbal. É uma forma de comunicação exclusiva dos seres humanos e considerada a mais importante forma de transmitir mensagens nas sociedades humanas. Contudo, há outras formas de comunicação baseadas em sistemas de sinais não-linguísticos, como gestos, expressões faciais, imagens, cores, etc, que são denominadas de comunicação não-verbal.

465 Visualizações 1 Total
465 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.