Público

Noção e tipos de Público

O termo Público significa conjunto de pessoas com características ou interesses comuns, mas também se refere ao governo de um país ou a algo que é ou que se faz diante de todos.

 

Utilizações da palavra Público

 

População ou conjunto de pessoas de determinado lugar.

Exemplo: “A população em geral está otimista com o orçamento de Estado”.

 

Assistência ou conjunto de pessoas que assiste a algo, geralmente um espetáculo ou emissão.

Exemplo: “A plateia aplaudiu o artista”.

 

Usos e pertences da população.

Exemplo: “O manifesto público fala da fragilidade económica”.

 

Governo ou administração de um país.

Exemplo: “Os negócios públicos foram um dos temas da palestra”.

 

Conjunto de pessoas com características em comum, ou seja, que se interessam por algo ou a quem se dirige determinada mensagem ou produto/serviço de uma organização.

Exemplo: “O público-alvo desta empresa reside em Lisboa”.

 

Algo que é apresentado à frente de todos e não em privado.

Exemplo: “A notícia veio a público hoje”.

 

Noção de Público

A noção de Público surgiu no século XVI quando a imprensa escrita começou a emergir e de lá para cá este termo tem sido objeto de estudos de várias disciplinas, como História, Sociologia e Psicologia. Mas é no âmbito das Relações Públicas, Comunicação e Marketing que a expressão é hoje mais usada. Num mercado de consumo offline e online, Público é hoje um conceito a tratar em todas as suas complexidades, visto que as empresas têm cada vez mais consciência de que é necessário atender às exigências dos diversos tipos de públicos: sejam os funcionários, os clientes, os acionistas, as comunidades, os fornecedores… Efetivamente, atualmente a tendência é a de classificar os públicos tomando por base os princípios de marketing onde se adota a noção de stakeholders ou interessados, ou seja, pessoas ou grupos que têm interesse por uma organização.

 

Tipos de públicos
Tendo em conta a designação clássica de Público como conjunto de pessoas para as quais se dirigem as ações de uma empresa, os públicos de uma organização podem ser divididos em: internos, externos e mistos.

 

Público interno – Funcionários da organização.

 

Público externo – Consumidores, concorrentes, imprensa, governo, comunidade, público em geral.

 

Público misto – Familiares dos funcionários, acionistas, distribuidores, fornecedores, revendedores, sindicatos, bancos, etc.

 

O primeiro passo para qualquer estratégia de comunicação e marketing é conhecer profundamente o Público que se quer atingir. É importante que as empresas percebam que possuem diversos públicos que são a sua razão de ser e que vão além dos dois grupos principais: funcionários e clientes.

Hoje em dia o objetivo não é o lucro imediato, mas sim a construção de uma estratégia de comunicação que tenha em conta os diferentes tipos de Público porque cada um deles, direta ou indiretamente, interfere e colabora para o sucesso ou fracasso de um negócio.

Não há como negar que com a globalização e o surgimento das novas tecnologias de informação e de comunicação, o critério de proximidade física se tornou questionável. Afinal hoje é possível comprar um produto sem ir a uma loja, fazer um curso à distância, trabalhar online, etc. Estas alterações levaram as empresas a classificar o seu Público pelo critério de interesse ou de prioridade mais do que pelo critério geográfico ou de proximidade. Inclusive, as organizações perceberam que têm de considerar também pessoas que nunca compraram um dos seus produtos ou serviços, mas que têm a capacidade de – devido ao seu poder ou rede de relações – apoiar, julgar, difamar, elogiar e influenciar uma compra. E isso, mais tarde ou mais cedo, terá reflexo nos resultados financeiros de um negócio.

 

Diferença entre Público e público-alvo

Público é um conjunto vasto de pessoas com características ou interesses comuns enquanto que público-alvo ou target é um segmento do Público, um conjunto mais pequeno de indivíduos com as mesmas características ou interesses que uma empresa escolhe como clientes principais, ou seja, grupo ao qual dedica as suas práticas, produtos, serviços e ações de comunicação e marketing.

506 Visualizações 1 Total
506 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.