Marca Produto

Marca Produto: definição e subdivisões.

Definição

Uma marca produto é um dos três tipos principais de marcas considerados no livro «Mercator» (Lindon et al., 2004). Quando a cada produto ou serviço corresponde uma determinada marca e posicionamento estamos perante este tipo de marca. No entanto, essa mesma marca pode ser:

  • Uma marca gama: se o nome for atribuído a vários produtos com o mesmo posicionamento (por exemplo, a Compal, que se divide em Compal Fresh, Compal Light, etc, ou as Pringles, que podem ser Original, Paprika, Cheese &Onion, etc.);
  • Uma marca família: quando adopta o prefixo ou sufixo da marca institucional (à marca institucional Intermaché encontram-se associadas as marcas Bricomarché para produtos de bricolage, Vêtimarché para vestuário e Stationmarché para os postos de abastecimento); e
  • Um produto-marca: a sua identificação é quase exclusivamente a marca (exemplos emblemáticos são a Post-It, que identifica tanto a marca como o produto – os pequenos blocos de papel – e a Gillette, que embora seja uma marca da Procter & Gamble, identifica qualquer lâmina de barbear).
1720 Visualizações 1 Total

References:

Outros tipos de marca. Em http://amarcamarketing.blogspot.pt/2009/01/outros-tipos-de-marcas.html

Sousa, A.P.N. (2013). A Longevidade das marcas, estudo de caso “Nivea – 100 anos a cuidar da sua pele”. Dissertação de Mestrado, Universidade Católica Portuguesa.

Tipos de marca. Em http://amarcamarketing.blogspot.pt/2009/01/tipos-de-marca.html

1720 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.