Título

Noção, características e dicas para escrever um bom título

Título é o principal elemento de identificação de um texto, artigo, livro, capítulo, jornal, revista, música, filme, etc, e tem como principais objetivos identificar o tema e chamar a atenção para o conteúdo em si.

 

Outras aceções da palavra título…

– Letreiro, rótulo.

– Qualificação que exprime uma função, um cargo ou uma dignidade.

– Denominação honorífica.

– Merecimento.

– Motivo, fundamento ou pretexto.

– Papel de crédito (por exemplo, título ao portador).

– Quantidade de determinada substância contida numa solução.

– Força legal suficiente para servir de base à ação executiva.

 

Título na produção de um texto

Um título é, normalmente, criado pelo autor de um texto (música, filme, livro, etc) e colocado após a conclusão do trabalho. O seu objetivo é, em primeiro lugar, dar um nome, digamos assim, a uma matéria. Em segundo lugar, atrair o público e ao mesmo tento fornecer alguma informação – desde que não se trate de um título de um romance, por exemplo – sobre o que esse público vai ler (ouvir ou ver).

 

Características de um (bom) título escrito

 

Sucinto. Um título deve ser curto para poupar tempo aos leitores, não obrigando a um grande esforço de leitura.

Exemplo: “Quer escrever um bom título?”

 

Claro. Um título deve ser claro, sem ambiguidades, para prender a atenção do leitor.

Exemplo: “Como escrever um bom título?”

 

Acessível. Um título deve usar uma linguagem breve e acessível a todos os leitores. Exemplo: “Como escrever títulos para os seus artigos online?”

 

– Atraente. Um título deve ser chamativo, original e agradável para chamar a atenção e despertar a curiosidade do leitor e fazer com que ele leia (pelo menos) o resumo do texto.

Exemplo: “Escreva você mesmo o título deste artigo”.

 

Informativo. Um título de um artigo deve ser diferente de um título de um romance ou de uma música, por isso deve ser informativo para que o leitor perceba sobre o que é que lhe vão falar. Ou seja, ao ler o título, o leitor deve ficar com uma ideia clara do assunto em questão.

Exemplo: “10 formas de escrever um bom título”.

 

Usar técnicas SEO (Search Engine Optimization), em títulos para Web. Um título deve ter palavras-chave que possam gerar tráfego para um site, blog ou social media. Não adianta escrever um conteúdo se ele não vai ficar bem posicionado nos resultados dos motores de pesquisa. Exemplo: “Dicas para escrever um bom título”.

 

Útil. Um título deve ser útil para o leitor. Deve permitir-lhe identificar o conteúdo do texto e revelar desde logo se tem ou não interesse para ele.

Exemplo: “Como atrair clientes com um bom título”.

 

– Urgente. Um título deve criar no leitor um sentido de urgência em prosseguir com a leitura do texto.

Exemplo: “Comece já a escrever bons títulos”.

 

– Transmitir um benefício. Um título deve transmitir um benefício para o leitor caso ele prossiga com a leitura do texto.

Exemplo: “Aprenda a escrever bons títulos e ganhe mais leitores”.

 

Dicas para elaborar (bons) títulos para artigos online

 

– Escrever um título que comece com “também deseja…” ou “quem é que também deseja…” é uma forma de transmitir ao leitor um sentimento de que existe uma consciência para algo que efetivamente é de valor e tem qualidade confirmada por outras pessoas.

Exemplo: “Também deseja ganhar muito dinheiro com o seu site?”

 

– Escrever um título que comece com “o segredo…” é uma receita de sucesso. A técnica está vulgarizada, mas continua funcional para quem tem o objetivo de captar a atenção dos leitores. Afinal, quem não gosta de conhecer um segredo?

Exemplo: “O segredo para aumentar as suas vendas online”.

 

– Escrever um título que comece com “a melhor forma…” ou “o verdadeiro método…” ou “a única maneira de…” ou “a fórmula perfeita de…” funciona bem em determinados tipos de audiências desde que seja posteriormente preenchido por um texto de qualidade com a dica ou as dicas mais preciosas para os leitores.

Exemplo: “A melhor forma de escrever um título”.

 

– Escrever um título que comece com “formas pouco conhecidas de…” é praticamente tão bom como o título que diz “as melhores formas de…” Ambos especificam o mesmo, mas neste caso há uma espécie de intriga que deixa o leitor curioso.

Exemplo: “Formas pouco conhecidas de ganhar dinheiro através de um blog”.

 

– Escrever um título que comece com “acabe de vez com…” é tiro e queda para os leitores. Quem não quer saber o que fazer para acabar de vez com aquilo que menos deseja? Este tipo de título vai ao encontro da necessidade de o leitor resolver um problema.

Exemplo: “Acabe de vez com as reclamações na sua empresa”.

 

– Escrever um título que comece com “uma forma simples de…” atrai leitores que se identifiquem com uma dica ou algumas dicas rápidas e eficazes para resolver determinado problema, particularmente se “a forma simples de…” for implementada com facilidade, rapidamente e com resultados práticos.

Exemplo: “Uma forma simples de aumentar os seus leads nos feriados”.

 

– Escrever um título que comece com “agora já pode…” dá a entender ao leitor que se vai divulgar uma informação atual, de qualidade, e que ele realmente não pode dispensar. Pode ser uma novidade ou apenas uma ideia alternativa, em todo o caso o leitor vai gostar de tomar conhecimento.

Exemplo: “Agora já pode encontrar o emprego dos seus sonhos”.

 

– Escrever um título que comece com “seja um…” funciona muito bem, particularmente se for uma comparação com alguém famoso ou reconhecido ou com algum grupo de mérito. No entanto, a relação entre título e artigo deve ser inequívoca para que o texto corresponda à expectativa do leitor.

Exemplo: “Seja um empresário de sucesso como Bill Gates”

 

– Escrever um título que comece com “o que todos deviam saber sobre…” cria alguma curiosidade no leitor em saber se faz parte desse grupo que ainda não sabe determinada coisa (que deveria saber).

Exemplo: “O que todos os empresários deviam saber sobre SEO”.

351 Visualizações 1 Total
351 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.