Social Media

Conceito de Social Media: marketing e optimization

redes sociais

Social Media é o nome que se dá ao conjunto de plataformas de comunicação entre utilizadores da Internet, projetadas para possibilitar a interação social a partir da criação e partilha de informação nos mais diversos formatos.

 

O Social Media envolve diversas atividades ligadas à tecnologia, interação social e construção de palavras, vídeos, fotos e música, nas chamadas redes sociais (expressão utilizada para definir uma aplicação da web cuja finalidade é relacionar as pessoas). Os utilizadores de redes sociais podem assim criar perfis e ligarem-se e criarem vínculos com outros utilizadores. São exemplos de redes sociais o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Flickr, SlideShare, Google+, etc.

Hoje as redes sociais ultrapassam os acessos aos emails pessoais, sendo a quarta atividade online mais popular entre os internautas e responsável por democratizar a comunicação. Tudo porque estas plataformas permitem a qualquer utilizador partilhar online informações, opiniões, ideias e interagir com outros internautas, a custo zero.

O Social Media também é muito interessante e rentável para as empresas. Na era do digital, representa mesmo uma oportunidade de negócio, permitindo às organizações uma comunicação bilateral com os seus públicos. Neste sentido, já não é suficiente ter um site institucional, é fundamental considerar o Social Media na estratégia de Marketing Digital.

 

Social Media Marketing

Social Media Marketing (SMM) é o processo de adquirir tráfego ou captar a atenção dos utilizadores da Internet através das redes sociais. É uma ferramenta muito eficaz para expandir a presença de uma empresa na web e manter um contato direto com clientes online.

As estratégias de Social Media Marketing baseiam-se na criação de conteúdo capaz de atrair a atenção dos leitores e incentivar a partilha de posts para os seus contactos nas redes sociais. Ora, como as redes sociais têm cada vez mais utilizadores, esta é uma outra forma, bastante eficaz, das empresas difundirem a sua mensagem, posicionarem as suas marcas e expandirem e estreitarem o relacionamento com os clientes. Através do passa-a-palavra, divulgam as suas ideias, produtos e serviços com mais crédito do que nos media tradicionais. Através da atividade dos utilizadores de redes sociais, as empresas recebem recomendações ou avaliações, que são usadas como forma de ganhar credibilidade, aumentar a notoriedade e atrair consumidores. Além disso, com estratégias de Social Media nas redes sociais, as empresas conseguem implementar campanhas de marketing a preços baixos, mas com retornos elevados e ainda monitorizar os resultados. Através de ações de Social Media Marketing os anunciantes recebem informação sobre o que os consumidores gostam ou gostariam que fosse melhorado num produto ou serviço, por exemplo, e podem usar essa informação (comentários, sugestões, críticas…) quer para conhecer melhor o seu público-alvo quer para melhorar ou implementar novos procedimentos e produtos/serviços.

 

Social Media Optimization

Social Media Optimization (SMO) é o processo de otimização das redes sociais. Hoje em dia, e a par dos motores de pesquisa como o Google, as redes sociais como o Facebook também devem ser consideradas na otimização de um site empresarial de forma a gerar links externos para se partilhar conteúdo e para que, obviamente, as marcas, produtos e serviços apareçam mais facilmente tanto em pesquisas nas redes sociais como nos motores de busca.

As técnicas de SMO são complementares às de SEO (Search Engine Optimization) e não um substitutas: ambas, em simultâneo, devem otimizar um site como um todo.

 

Benefícios do Social Media para as empresas

  • Refletem uma imagem moderna da organização.
  • Vão ao encontro dos públicos de uma empresa.
  • Melhoram o posicionamento dos conteúdos nos motores de pesquisa.
  • Promovem a notoriedade de uma marca.
  • Permitem direcionar tráfego externo para o site institucional.
  • Mostram facilmente os produtos e serviços que comercializam.
  • Controlam a concorrência.
  • Permitem uma abordagem mais personalizada para lançar um produto/serviço.
  • Conseguem maior nível de confiança e fidelização dos clientes.
  • Recolhem a opinião dos clientes.
  • Prestam um serviço de apoio ao cliente mais eficaz.
368 Visualizações 1 Total
368 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.