Campanha

Conceito de Campanha: publicitária, institucional, corporativa, eleitoral, governamental, social, educativa e de marketing

Campanha é, genericamente, uma ação de comunicação com fins comerciais que visa a promoção de um serviço, produto ou marca, com o objetivo final de aumentar as vendas.

 

Na linguagem poética, a palavra Campanha também significa campo, extensa planície, ou seja, uma paisagem rural caracterizada pela ausência de sebes e cercas, pela divisão dos campos em extensões alongadas de terrenos.

 

Campanha publicitária

A palavra Campanha usa-se, na sua esmagadora maioria das vezes, para designar campanha publicitária e significa um conjunto de anúncios dentro de um único plano de comunicação com objetivos comerciais que visam a publicitação de um serviço ou produto ou mesmo de uma marca, com o objetivo de promover e aumentar as vendas. Comparada com o anúncio pontual, a campanha publicitária tem mais eficácia porque apresenta várias peças diferentes com o mesmo objetivo comercial e criativo. Pode albergar diversos meios de comunicação de massa ou segmentados, tais como: televisão, jornais e revistas, rádio, outdoors, email marketing, telemarketing, internet… Mas, uma das particularidades da campanha publicitária é que, independentemente do meio, as suas peças preservam a mesma identidade: são uniformes quer a nível de textos, quer de imagens. Ou seja, a mesma ideia, o mesmo slogan, as mesmas cores, o mesmo estilo, etc. Isto para se obter maior sinergia para aumentar o seu impacto junto do público consumidor.

 

Exemplo da aplicação da palavra Campanha no âmbito da publicidade:

“O slogan escolhido para a nova campanha de publicidade é mesmo giro!”

“A nossa campanha de publicidade deste Natal teve excelentes resultados!”

 

Outros tipos de Campanha

Além da campanha publicitária, existem vários outros tipos de Campanha que se distinguem uns dos outros devido aos seus objetivos e interesses diferentes, nomeadamente:

 

Campanha institucional

Campanha que visa dar notoriedade a uma empresa, instituição ou marca, e não a um produto ou serviço.

 

Exemplo: “Conheço uma instituição financeira cuja campanha institucional não foi bem-sucedida.”

 

Campanha corporativa 

Campanha que pretende informar e divulgar as politicas, objetivos e normas de uma empresa e/ou fomentar uma opinião favorável sobre a mesma, destacando a sua administração, conhecimentos técnicos, tecnologia, qualidade, contribuição em projetos sociais, etc.

 

Exemplo: “O departamento de marketing aproveitou as doações frequentes a centros de acolhimento de crianças para fazer uma campanha corporativa”

 

Campanha eleitoral

Campanha que se define por um conjunto de operações de propaganda eleitoral, com ações diversas, que pretende atingir um objetivo político, daí que seja mais comum em períodos eleitorais em que os partidos e seus candidatos apresentam as suas qualidade à população na tentativa de angariarem votos.

 

Exemplo: “O candidato a Primeiro Ministro alega, na sua campanha eleitoral, que vai acabar de uma vez por todas com a corrupção”.

 

Campanha governamental

Campanha de propaganda que visa reforçar ou modificar a imagem de um governo. É levada a cabo pelo próprio governo ou por empresas estatais e demonstra a preocupação do governo com a população, essencialmente.

 

Exemplo: “A nova campanha governamental promove a saúde pública em Portugal”.

 

Campanha social

Campanha cultural cujo objetivo é informar e formar, e provocar uma mudança na sociedade.

 

Exemplo: “A campanha social sobre a separação de lixo surtiu efeito!”

 

Campanha educativa

Campanha ética que pretende orientar e divulgar informações de interesse geral e social, seja promoção da saúde ou preservação do meio ambiente.

 

Exemplo: “Está a decorrer uma campanha educativa sobre higiene oral nas escolas básicas”.

 

Campanha de marketing

Campanha que visa alcançar determinados objetivos traçados por uma empresa e que tem como objetivo final aumentar o número de potenciais consumidores, o número de clientes, a notoriedade do negócio e, claro, as vendas. Para se planear uma campanha de marketing há que traçar, em primeiro lugar, as metas que a instituição pretende alcançar. Depois é necessário conhecer bem os produtos e/ou serviços que se vende, estudar o mercado e a concorrência, o público-alvo e – muito importante! – perceber onde é que esse público está para se usar essa(s) plataforma(s) a nível de campanhas: jornais, redes sociais, sites…

Embora a campanha publicitária se confunda muitas vezes com a campanha de marketing, o âmbito dos conceitos é diferente se bem que complementar: publicidade é um dos nichos do marketing, enquanto a primeira vende a ideia a segunda planeia essa ideia a ser vendida. Enquanto a publicidade é a divulgação propriamente dita, o marketing relaciona-se com estratégias, análises e estudos de mercado.

 

Exemplo: “Esta campanha de marketing envolveu todos os departamentos da empresa!”
457 Visualizações 1 Total
457 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.