Newsletter digital

Conceito, utilização e elaboração de uma Newsletter Digital

newsletter

Uma newsletter digital (ou newsletter eletrónica) é um documento informativo criado para promover um determinado conteúdo, produto ou serviço e cujo envio é processado através de correio eletrónico para uma lista de endereços de email.

 

Uma newsletter digital tem uma distribuição regular para os seus respetivos assinantes, as pessoas que constam da base de dados de emails de uma empresa, por exemplo. Este tipo de boletim informativo digital distingue-se da newsletter mais tradicional pelo facto de ser enviado através da Internet, normalmente via email.

 

Para que serve uma newsletter digital?

Uma newsletter digital é um ótimo veículo de comunicação que não usa intermediários com o público consumidor. É também uma excelente opção a nível de Marketing Digital para fomentar o relacionamento com prospects e clientes de uma forma mais leve e mais próxima.

Ao contrário dos emails promocionais, a newsletter não se limita a ofertas específicas. Pode promover um produto ou serviço, sim, mas vai mais longe e publica também artigos diversos sobre o setor de atividade e sobre a empresa responsável pelo envio.

Os custos de uma newsletter eletrónica são mínimos, a facilidade e rapidez de implementação é grande e permite o contacto frequente com os clientes, a segmentação eficaz e ainda a medição precisa dos resultados: é fácil saber quem abriu o email, quem leu, quem clicou nos links e quem comprou o produto/serviço.

 

Como elaborar uma newsletter digital?

 

  • Preparar uma lista de emails de clientes e prospects, constituída, apenas, com os contactos de quem está interessado em receber informação da empresa.

 

  • Escolher o serviço de envio da newsletter digital, pois é praticamente impossível usar as contas de correio eletrónico comuns para um envio deste género, com um número elevado de contactos, pelo que convém recorrer a serviços externos.

 

  • Planear a edição da newsletter eletrónica antecipadamente: tipo de conteúdo, modelo, design, inclusão de links, etc.

 

  • Estudar as melhores soluções para apresentar o conteúdo desejado, tendo em conta uma série de fatores, nomeadamente o público-alvo e os objetivos que se pretendem atingir.

 

  • Manter a newsletter atual, fazendo-se pesquisas periódicas para perceber quais são os desejos e expectativas dos consumidores em relação à newsletter digital e, se necessário, fazendo-se adaptações.

 

  • Usar um layout que seja coerente com o site da empresa de modo a que os leitores consigam identificar visualmente a proveniência da newsletter eletrónica. Mas apostar na simplicidade do layout porque o código HTML de um email não é igual ao HTML de um site (se o template da newsletter digital for muito complexo, aumenta a probabilidade de surgirem problemas na forma como cada serviço encaminha a mensagem e pode potenciar a quebra do layout).

 

  • Tomar cuidado com o uso de imagens de forma a não condensar a newsletter eletrónica numa única imagem para que os serviços de email não bloqueiem a exibição. As imagens devem estar em servidor próprio. A utilização de um serviço gratuito de hospedagem de imagens não é recomendada no envio de uma newsletter digital porque esse tipo de serviços pode indicá-la como spam e reduzir a confiabilidade da mensagem. Por outro lado, muitas vezes esses serviços bloqueiam a exibição de imagens nos emails porque não conseguem lidar com grandes quantidades de tráfego.

 

  • Colocar links para as redes sociais porque a comunicação e interação proveniente de social media também é muito importante para uma empresa. A par do site, devem-se promover as páginas de Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, etc, como landing pages ou páginas de aterragem, colocando links na newsletter digital.

 

  • Escolher bem o assunto da mensagem porque será ele o grande responsável por uma boa taxa de abertura e por isso deve ser sucinto, objetivo, relevante e, principalmente, criativo.

 

  • Ter em conta que o nome da empresa deve estar presente no remetente do email para que a pessoa que recebe a newsletter eletrónica e já tem confiança no negócio, abra a mensagem.

 

  • Divulgar apenas assuntos interessantes para o público-alvo de uma empresa, temas que respondam às questões, dúvidas e curiosidade dos clientes. Importante também, separar convenientemente os assuntos, dando destaque aos pontos principais no topo da newsletter.

 

  • Segmentar a newsletter, se for possível, por sexo, idade, profissão, morada… ou pelos itens em que faz mais sentido agrupar o público-alvo da empresa.

 

  • Testar muito antes de enviar e recolher as opiniões de outras pessoas antes de se dar a newsletter digital por concluída. Verificar ainda os principais servidores de email e testar os principais.

 

  • Medir sempre os resultados e aproveitar os relatórios oferecidos pelos serviços de email marketing. Dar especial atenção à taxa de abertura, é ela que vai indicar os melhores horários para envios e os melhores tipos de linhas de assunto. Os cliques que se obtiveram, por outro lado, ajudam a mostrar os assuntos que mais chamaram a atenção dos leitores. Com tudo junto consegue-se otimizar uma newsletter digital e obter maior retorno sobre investimento.
259 Visualizações 1 Total
259 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.