Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Sertã
Sertã é um município português localizado no distrito de Castelo Branco, na região do Centro e sub-região da Beira Baixa. É um município com 15 880 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com dez freguesias em 453,13 km². O município é limitado a norte por Pedrógão Grande, Pampilhosa da Serra e Oleiros, a leste por Oleiros e Proença-a-Nova, a sul por Mação e Vila de Rei, a sudoeste por Ferreira do Zêzere e a oeste por Figueiró dos Vinhos.
As dez freguesias do concelho da Sertã são Cabeçudo, Carvalhal, Castelo, Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Cumeada e Marmeleiro, Ermida e Figueiredo, Pedrógão Pequeno, Sertã, Troviscal e Várzea dos Cavaleiros.
História
A origem da Sertã perde-se no tempo, uma vez que a ocupação humana da zona onde atualmente se encontra este concelho remonta ao período pré-romano, como atestam vários vestígios arqueológicos, nomeadamente as antas da Abegoaria, os achados arqueológicos das Fontainhas, o castro de Castelo Velho e o castro de Nossa Senhora da Confiança. Além disso, existem ainda vestígios da época romana, como a inscrição romana de Roqueiro, a estação arqueológica da Mata Velha, a estação arqueológica da Serra da Longra e a calçada romana de Pedrógão Pequeno.
No contexto das lutas pela Reconquista Cristã da Península Ibérica, o conde D. Henrique de Borgonha teria determinado o repovoamento do local e a reedificação do castelo a 9 de maio de 1111.
O mais antigo foral concedido à vila data de 20 de outubro de 1513 pelo rei D. Manuel I.
É ainda importante mencionar a lenda da fundação da Sertã, segundo a qual o castelo terá sido edificado em 74 a.C. por Quinto Sertório, um militar romano.
Património
Num cariz natural é importante mencionar a Praia de Ribeira Grande e o Centro Náutico do Zêzere, locais que no Verão atraem milhares de visitantes a este concelho.
Além disso, esta oferta é complementada com os seguintes locais:
- Castelo da Sertã
- Igreja de São Sebastião
- Estação de arte rupestre da Lageira
- Estação de arte rupestre da Fechadura
- Pelourinho de Pedrógão Pequeno
- Igreja Matriz de Pedrógão Pequeno
- Igreja da Misericórdia da Sertã
- Pelourinho da Sertã
- Igreja de São Pedro
- Capela de Nossa Senhora da Conceição
- Ponte da Carvalha
Gastronomia
A gastronomia deste concelho do distrito de Castelo Branco é muito rica, sendo de destacar o maranho, o bucho recheado e o cabrito estonado. Na doçaria pode provar cartuchos à moda de Cernache do Bonjardim.
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de vermelho com uma torre torreada de prata, aberta e iluminada de negro. Em chefe, de ouro, uma sertã de negro, acompanhada por duas cruzes de vermelho, uma do Templo e outra de Malta. Em contra-chefe estão dois rios, de prata e de azul, que se ligam ao centro e seguem para o pé do escudo. A coroa mural é de prata e o listel é branco com a legenda VILA DA SERTÃ e SARTAGO STERNIT SARTAGINE HOSTES a negro.
Municípios do Distrito de Castelo Branco
Belmonte | Castelo Branco | Covilhã | Fundão |
Idanha-a-Nova | Oleiros | Penamacor | Proença-a-Nova |
Sertã | Vila de Rei | Vila Velha de Ródão |