Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Sardoal
Sardoal é um município português localizado no distrito de Santarém, na região do Centro e sub-região do Médio Tejo. É um município com 3 939 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com quatro freguesias em 92,15 km². O município é limitado a norte por Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e a oeste por Abrantes.
As quatro freguesias do concelho do Sardoal são Alcaravela, Santiago de Montalegre, Sardoal e Valhascos.
História
As origens desta vila não são conhecidas. O documento mais antigo existente que menciona este concelho está no Arquivo Municipal e consiste numa Carta da Rainha Santa Isabel, datada de 1313. Diz-se que o Sardoal teve o seu primeiro foral concedido por esta rainha nesse mesmo ano. Apesar de este ser um facto que ainda não está totalmente confirmado, o que é certo é que a 22 de setembro de 1531 D. João III elevou a povoação a vila e demarcou no ano seguinte os seus limites territoriais.
Património
Em relação ao património podemos destacar:
- Edifício na Rua 5 de Outubro
- Capela de Nossa Senhora da Lapa
- Igreja Matriz do Sardoal
- Convento de Nossa Senhora da Caridade
- Pelourinho do Sardoal
- Casa dos Almeidas
- Igreja da Santa Casa da Misericórdia do Sardoal
Gastronomia
A gastronomia deste concelho é muito rica e diversificada. Para começar a refeição prove as várias entradas típicas, como bolinhas de bacalhau, salada de feijão-frade, pataniscas de bacalhau, sardinhas de escabeche, salada de bacalhau crú, sonhos de bacalhau e peixinhos da horta. Se gosta de sopas pode experimentar sopa de feijão-frade com grelos ou nabiças, sopa de grão com arroz e sopa de feijão catarino com couves. Como prato principal pode optar por sardinhas em caldeirada, arroz de bacalhau com tomate, bacalhau à gomes de Sá, fígado de cebolada, cabrito assado, ensopado de borrego, galinha corada, favas à moda de entrevinhas ou chispalhada. Para terminar, adoce o estômago com farófias, tigeladas do Sardoal, bolos amassados à boca do forno e broinhas de mel à moda de entrevinhas. A complemetar a refeição os vinhos da região.
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de prata, com um sardão de verde, entre três flores-de-lis vermelhas, duas nos flancos e uma em contra-chefe. Em chefe está um escudete de azul, carregado de cinco besantes de prata, em aspa e encimado por uma coroa de ouro aberta. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com os dizeres VILA DO SARDOAL a negro.