Santa Marta de Penaguião, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Santa Marta de Penaguião

Santa Marta de Penaguião é um município português localizado no distrito de Vila Real, na região norte e sub-região do Douro. É um município com 7 356 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em sete freguesias em 69,28 km². O município faz fronteira a norte e a leste com Vila Real, a sul com Peso da Régua e a oeste com Amarante.

As sete freguesias deste concelho são: Alvações do Corgo, Cumieira, Fontes, Lobrigos (São Miguel e São João Baptista) e Sanhoane, Louredo e Fornelos, Medrões e Sever.

A vila de Santa Marta de Penaguião tem a particularidade de, sendo a sede do concelho, não ser a sede da freguesia onde se situa (Lobrigos e Sanhoane).

História

Recuando no tempo, a existência de vários vestígios comprova a presença de romanos no território do atual concelho de Santa Marta de Penaguião. Nos séculos XI e XII surgiram as primeiras divisões administrativas e judiciais, entre elas o Julgado de Penaguião, que compreendia quase na totalidade o atual concelho e parte dos concelhos de Peso da Régua e Mesão Frio. O nome Penaguião é frequente em documentos do século XII e XII.

O primeiro foral foi concedido em 1202 por D. Sancho I e nele foram fixados os direitos, privilégios e deveres dos habitantes. Das Inquirições realizadas ao longo dos séculos XIII e XIV, as mandadas executar por D. Afonso III em 1258 informam da dimensão e importância do Julgado de Penaguião, com as suas 15 freguesias.

A 7 de junho de 1369, o rei D. Fernando determinou que o Julgado de Penaguião passasse a integrar o termo de Lamego. Depois as Terras de Penaguião foram sucessivamente doadas a João Afonso Pimentel. Em 1706 o concelho de Penaguião integrava 14 freguesias. O século XVIII foi uma época de ouro para a região, fruto do crescimento e prosperidade dos vinhos.

A 2 de novembro de 1775 Santa Marta foi elevada à categoria de vila. Na reforma administrativa de 1836, com a criação do concelho de Peso da Régua, o concelho de Santa Marta de Penaguião é circunscrito à área e às freguesias que atualmente tem.

Património edificado e natural

Da passagem de povos por esta região restam ainda vestígios, como os castros e alguns pequenos povoados dispersos pelo concelho. Além disso, ainda no que se refere ao património edificado e arquitetónico, é importante mencionar a Igreja Paroquial de São João de Lobrigos, a Igreja Paroquial de Santa Eulália da Cumieira, o Pelourinho de Santa Marta de Penaguião, a Capela de São Pedro, o Santuário de Nossa Senhora do Viso, a Igreja de Santo Adrião de Sever, a Capela de São Pedro de Medrões, a Capela de Santo Mártir, a Fonte do Rei, a Fonte da Igreja, o Cruzeiro das Fontes e o Forno Cerâmico Romano.

Para apreciar a beleza natural de Santa Marta de Penaguião, não deixe de passar pelos miradouros do concelho, mas também pelas quintas onde os vinhedos são a imagem de marca. Este concelho tem ainda uma bonita praia fluvial, a Praia Fluvial de Fornelos.

Gastronomia

As especialidades gastronómicas do concelho de Santa Marta de Penaguião refletem as influências transmontanas, com pratos típicos como o anho com arroz de forno a lenha, arroz de feijão com bacalhau cozido, bazulaque, feijoada à transmontana ou cozido à portuguesa.  As sobremesas tradicionais são o leite-creme, o pão-de-ló, o requeijão, a castanha assada e a aletria, assim como as rabanadas.

A acompanhar estes pratos estão sempre os vinhos de Santa Marta de Penaguião, inseridos na Região Demarcada do Douro.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Lembá, São Tomé e Príncipe (2000)
  • Larçay, França (2006)

Brasão da cidade

SMP

O brasão de Santa Marta de Penaguião é composto por escudo de ouro com um cacho de uvas de púrpura folhado de verde e troncado de negro, acompanhado por dois ramos de oliveira de verde troncado e frutado de negro, com os pés cruzados no contra-chefe. A coroa é mural de quatro torres de prata, o listel é branco com a legenda VILA DE SANTA MARTA DE PENAGUIÃO a negro.

Municípios do Distrito de Vila Real 

Alijó Boticas Chaves Mesão Frio Mondim de Basto
Montalegre Murça Peso da Régua Ribeira de Pena Sabrosa
Santa Marta de Penaguião Valpaços Vila Pouca de Aguiar Vila Real
242 Visualizações 3 Total
242 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.