Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Ponte da Barca
Ponte da Barca é um município português localizado no distrito de Viana do Castelo, na região do Norte e sub-região do Minho-Lima. É um município com 12 061 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 17 freguesias em 184,76 km². O município é limitado a norte por Arcos de Valdevez, a leste por Espanha, a sul por Terras de Bouro e Vila Verde e a oeste por Ponte de Lima.
As 17 freguesias do concelho são Azias, Boivães, Bravães, Britelo, Crasto, Ruivos e Grovelas, Cuide de Vila Verde, Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil, Lavradas, Lindoso, Nogueira, Oleiros, Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães, Sampriz, Touvedo (São Lourenço e Salvador), São Pedro de Vade, São Tomé de Vade e Vila Chã (São João Baptista e Santiago).
História do concelho de Ponte da Barca
A cidade deve o seu topónimo à “barca” que fazia a ligação entre as duas margens do Rio Lima, sendo a ponte construída em meados do século XIV, o que lhe deu o nome de S. João de Ponte da Barca.
O concelho recebeu o foral de D. Teresa em 1125.
Património
Como principal património arqueológico da cidade destaca-se a Necrópole Megalítica da Serra Amarela (freguesia de Britelo, Lindoso e Ermida). No património civil pode visitar os Espigueiros do Lindoso, o Paço Vedro, o Pelourinho de Ponte da Barca, a Ponte do Lima e a Ponte do Rio Vade. Em termos de arquitetura religiosa temos a Igreja e Torre do antigo Mosteiro de Vila Nova de Muía, a Igreja de Ponte da Barca, a Igreja de São Martinho de Crasto e a Igreja de Bravães. Por fim, é importante não esquecer o principal marco militar do concelho: o Castelo de Lindoso, na freguesia com o mesmo nome.
Gastronomia
Ponte da Barca é um concelho rico em termos gastronómicos, com a valorização dos produtos da terra e do rio. De entre as especialidades destaca-se o cozido à portuguesa, o sarrabulho, as papas de sarrabulho, o cabrito à Serra Amarela, a posta barrosã, o naco à Terras da Nóbrega, a lampreia, o sável e a truta. Na doçaria destaca-se o bolo branco, o leite creme, as rabanadas de mel, as queijadas de laranja e os Magalhães.
A complementar a gastronomia estão os vinhos verdes, dado que o concelho se insere na Região dos Vinhos Verdes.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:
- Les Clayes-sous-Bois (França) a 23 de novembro de 2003
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de negro, arco de ponte de prata, lavrado a negro, movente dos flancos e assente num contra-chefe de cinco faixetas ondadas, três de prata e duas a azul, vogando na do centro um barco a vermelho com três remos de ouro realçados a negro. Em chefe está uma torre torreada de prata, aberta e iluminada a vermelho, acompanhada de duas abelhas de ouro. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres a negro PONTE DA BARCA.
Municípios do Distrito de Viana do Castelo
Arcos de Valdevez | Caminha | Melgaço | Monção | Paredes de Coura |
Ponte da Barca | Ponte de Lima | Valença | Viana do Castelo | Vila Nova de Cerveira |