Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Peso da Régua
Peso da Régua (por vezes conhecido apenas por Régua) é um município português localizado no distrito de Vila Real, na região norte e sub-região do Douro. É um município com 17 131 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em oito freguesias em 94,86 km². Peso da Régua é limitado a norte por Santa Marta de Penaguião e Vila Real, a leste por Sabrosa, a sul pelo rio Douro, a sudoeste por Mesão Frio e a oeste por Baião.
As oito freguesias do concelho de Peso da Régua são: Galafura e Covelinhas, Moura Morta e Vinhós, Peso da Régua e Godim, Poiares e Canelas, Fontelas, Loureiro, Sedielos e Vilarinho dos Freires.
História
É do período romano que remontam as origens da fundação da Régua. Neste território os romanos terão instalado um presidium, tornando o território comunicável com outras terras. Alguns escritores e historiadores acreditam que a fundação de Peso da Régua remonta ao reinado de D. Sancho I, entre 1202 e 1207, numa época em que terá começado a povoação de locais nas proximidades de Santa Marta de Penaguião.
Em 1093, o conde D. Henrique e D. Teresa escolheram para bispo do Porto D. Hugo, a quem doaram os dízimos das terras da Régua. Em 1135 os bispos do Porto fizeram do território um couto para a jurisdição civil. Em 1492 foi criada a arcediago da Régua. Em 1513, D. Manuel atribuiu foral a Peso da Régua. As primeiras referências à Régua como vila datam de 1687.
A história do território, dos seus habitantes e a sua evolução fica, inevitavelmente, ligada à instituição da Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro, em 1756, por Marquês de Pombal. Peso da Régua foi elevada a concelho em 1836. No ano seguinte foi anexada a Peso da Régua o concelho de Godim.
Peso da Régua foi elevada à categoria de cidade a 14 de agosto de 1985 e em 1998 foi reconhecida como Cidade Internacional da Vinha e do Vinho.
Património edificado e natural
A paisagem natural é a principal característica identitária de Peso da Régua. Os socalcos de vinhos que contornam o rio Douro, moldados pela mão humana, marcam, sem dúvida, a paisagem. Além de apreciar as vinhas, quintas e produtores de vinho que dominam a paisagem reguense, é importante passar pelo Miradouro de S. Leonardo de Galafura (considerado um dos mais belos da região do Alto Douro Vinhateiro) e pelo Miradouro de Santo António para contemplar a paisagem. Ainda que no concerne ao património natural, no Peso da Régua pode visitar o Parque das Caldas de Moledo e a belíssima zona ribeirinha.
Na vertente do património edificado, destacam-se neste concelho o Cemitério Mouro ou Fonte dos Mouros, o Solar da Família Vaz Osório ou Casa dos Vazes, o edifício do Cine-Teatro Reguense, a Casa da Companhia Velha (atual Museu do Douro), o Cais da Estação Ferroviária de Peso da Régua (conhecido mundialmente pelo seu painel em azulejo) e o marco granítico nº14.
Gastronomia
A gastronomia local é marcada pela diversidade, seja pelas várias influências de povos que sofreu, mas também pelas mudanças que decorrem na paisagem ao longo do séculos. A sopa de cebola de cebola ou de troncha, com feijão vermelho é um dos pratos populares e, habitualmente, inicia qualquer refeição tradicional. A sardinha com broa, por vezes acompanhada de batata cozida, o arroz de feijão com pataniscas, o arroz de troncha com moira, o arroz de forno com cabrito e batatas assadas, a feijoada à transmontana ou o rancho com grande de bico são os pratos principais da gastronomia reguense. À sobremesa, o leite-creme é a grande estrela.
Todos os pratos e delícias gastronómicas acompanham com os vinhos da região, que são de qualidade internacionalmente classificada.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
Brasão da cidade
O brasão da cidade é composto por um escudo de verde, um barco rabelo mastreado e encordoado de negro, realçado de ouro e vestido de prata, sobre cinco faixas ondadas de prata e azul. O barco é acompanhado em chefe de dois cachos de uvas púrpura sustidos e folhados de ouro. A coroa mural é de cinco torres de prata e o listel é branco com os dizeres CIDADE DO PESO DA RÉGUA a negro.
Municípios do Distrito de Vila Real
Alijó | Boticas | Chaves | Mesão Frio | Mondim de Basto |
Montalegre | Murça | Peso da Régua | Ribeira de Pena | Sabrosa |
Santa Marta de Penaguião | Valpaços | Vila Pouca de Aguiar | Vila Real |