Murça, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Murça

Murça é um município português localizado no distrito de Vila Real, na região Norte e sub-região do Douro. É um município com 5952 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 189,37 km² e com sete freguesias. Murça é limitado a norte por Valpaços, a leste por Mirandela, a sueste por Carrazeda de Ansiães, a sudoeste por Alijó e a noroeste por Vila Pouca de Aguiar.

As sete freguesias do concelho de Murça são: Candedo, Carva e Vilares, Fiolhoso, Jou, Murça, Noura e Palheiros e Valongo de Milhais.

História do concelho de Murça

A história da área que atualmente corresponde ao concelho de Murça remonta ao Paleolítico, existindo vestígios na freguesia de Noura. Desde essa época o seu território foi povoado de forma contínua, uma vez que existem vestígios de diferentes períodos de ocupação, nomeadamente do Mesolítico, do Neolítico, da Idade do Bronze e da Idade do Ferro.

A partir do século II a.C., com a chegada dos romanos, foram fundados núcleos rurais e, além de troços de estrada e pontes, existem vários testemunhos da sua presença.

No século XIII, em 1224, D. Sancho I concede carta de povoação a Murça. No reinado de D. Sancho II são atribuídas cartas de foral a Carva, a Noura e a Murça. D. Dinis concede foral a Murça e D. Manuel I renova-o com um foral-novo no início do século XVI. Murça obtém a sua configuração atual depois de receber Carva e Vilares, em 1853, e Jou em 1895.

Património edificado e natural

O património edificado do concelho inclui o Pelourinho, o Castro de Palheiros, a Capela da Misericórdia de Murça e a estrada romana e ponte sobre o rio Tinhela. Além disso, um monumento célebre da vila é a Porca de Murça, uma escultura celta que representa uma das divindades do povo, o javali/urso/porca. Em Murça encontra-se a réplica mais bem conservada do noroeste da Península Ibérica.

Em relação ao património natural deste concelho, destaca-se a Serra da Garraia, o Parque Florestal de Mascanho e os soutos de castanheiros em Jou e Vilares, que proporcionam paisagens belíssimas.

Gastronomia

Neste concelho a gastronomia é marcada pelas queijadas e toucinho do céu, com composição à base de chila, amêndoa e gemas de ovo. Além disso, para pratos principais destaca-se o cabrito assado no forno com batatas miudinhas e o arroz de forno a acompanhar, mas também o bacalhau cozido com batatas e couves regadas com o azeite da região. É ainda importante mencionar produtos típicos como o fumeiro.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Le Cendre (França) a 08 de maio de 2012
  • La Couture (França) a 20 de novembro de 2000
  • Spello (Itália) a 09 de junho de 2012

Brasão da cidade

Brasão de Murça

O brasão é um escudo de prata com uma oliveira de verde, frutada, troncada e arrancada de negro acompanhada por dois cachos de uvas de ouros, folhados e sustidos de verde. Em chefe, de negro, está o vulto do monumento denominado por “Porca de Murça”, de prata. A coroa mural de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda VILA DE MURÇA a negro.

Municípios do Distrito de Vila Real 

Alijó Boticas Chaves Mesão Frio Mondim de Basto
Montalegre Murça Peso da Régua Ribeira de Pena Sabrosa
Santa Marta de Penaguião Valpaços Vila Pouca de Aguiar Vila Real
574 Visualizações 1 Total
574 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.