Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Monção
Monção é um município português localizado no distrito de Viana do Castelo, na região do Norte e sub-região de Minho-Lima. É um município com 19 230 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 24 freguesias em 211,31 km². O município é limitado a norte por Salvaterra do Minho (Galiza) e Arbo (Galiza), a leste pelo município de Melgaço, a sul por Arcos de Valdevez, a sudoeste por Paredes de Coura e a oeste por Valença.
As 24 freguesias do concelho de Monção são Abedim, Anhões e Luzio, Barbeita, Barroças e Taias, Bela, Cambeses, Ceivães e Badim, Lara, Longos Vales, Mazedo e Cortes, Merufe, Messegães, Valadares e Sá, Monção e Troviscoso, Moreira, Pias, Pinheiros, Podame, Portela, Riba de Mouro, Sago, Lordelo e Parada, Segude, Tangil, Troporiz e Lapela e Trute.
História do concelho de Monção
Monção recebeu carta de foral de D. Afonso III a 12 de março de 1261. Contudo, já antes a região era procurada para a fixação de povos. Esta procura justifica-se pela sua localização entre dois fenómenos geográficos distintos: o extenso e fértil vale do rio Minho e as escarpadas montanhas. Este facto faz com que os vales sejam propícios à prática de agricultura e vitivinicultura e os terrenos de alta montanha serem os ideais para a prática de pastorícia.
Desta ocupação são vários os achados pré-históricos encontrados nos terraços fluviais do território, alguns datados do Paleolítico.
Património
Além da beleza natural do concelho, em Monção destaca-se um importante património arqueológico. Pode visitar o Castro de São Caetano (freguesia de Longos Vales). Em termos de arquitetura religiosa destaca-se o Penedo da Teixogueira (Barbeita), a Igreja de Longos Vales, a Capela de São Sebastião, a Igreja de Santo António dos Capuchos, o Reduto de Cortes e a Igreja de Valadares. Já no que à arquitetura civil diz respeito, temos a Ponte da Barbeita, a Casa das Rodas, o Palácio da Brejoeira e a Casa da Amiosa.
Pela sua riqueza natural tem um conjunto de trilhos pedestres que permitem conhecer paisagens de montanha inspiradoras e tranquilizadoras.
Gastronomia
A gastronomia do concelho de Monção oferece um vasto conjunto e manjares que inclui o arroz de lampreia do rio Minho, o sável e o salmão. Normalmente são servidos grelhados ou em caldeirada e o cordeiro assado à moda de Monção (conhecido como Foda à Monção). Na doçaria destacam-se os doces conventuais, como as barriguinhas de freira, os papudos e as roscas.
Sendo o Berço do Alvarinho, um pouco por todo o concelho são várias as quintas produtoras desta casta de vinho verde. Por isso, o Alvarinho é o vinho ideal para acompanhar todas as refeições em Monção.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- Tarascon-sur-Ariège (França) a 22 de agosto de 1992
- Redondela (Espanha)
- Vigneux-sur-Seine (França)
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de verde, com uma torre de prata aberta e iluminada de vermelho, encimada por uma figura de mulher nascente, de carnação, vestida de ouro realçada de negro e com os braços, abertos e levantados em direção aos cantões do chefe, suportando nas mãos dois pães de ouro realçados a negro. Em contra chefe a torre assenta sobre uma faixa ondada de azul filetada de prata, bordadura de prata com a legenda de negro em elzevir maiúsculas “DEUS O DEU DEUS O HÁ DADO”. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel branco com a legenda MONÇÃO a negro.
Municípios do Distrito de Viana do Castelo
Arcos de Valdevez | Caminha | Melgaço | Monção | Paredes de Coura |
Ponte da Barca | Ponte de Lima | Valença | Viana do Castelo | Vila Nova de Cerveira |