Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Mogadouro
Mogadouro é um município português localizado no distrito de Bragança, na região do Norte e sub-região de Trás-os-Montes. É um município com 9542 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 21 freguesias em 760,65 km². O município é limitado a norte por Macedo de Cavaleiros e Vimioso, a nordeste por Miranda do Douro, a sueste por Espanha, a sul por Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo e a oeste por Alfândega da Fé.
As 21 freguesias do concelho de Mogadouro são Azinhoso, Bemposta, Burçó, Brunhoso, Brunhozinho, Castanheira e Sanhoane, Castelo Branco, Castro Vicente, Meirinhos, Mogadouro, Valverde, Vale de Porco e Vilar de Rei, Paradela, Penas Roias, Peredo da Bemposta, Remondes e Soutelo, Saldanha, São Martinho do Peso, Tó, Travanca, Urrós, Vale da Madre, Vila de Ala e Vilarinho dos Galegos e Ventozelo.
História do concelho de Mogadouro
Esta é uma região que foi povoada desde tempos antigos, existindo vestígios do Período Mesolítico (pinturas rupestres das Fragas do Diabo por exemplo), do Período Neolítico (como as mamoas da Pena Mosqueira) e da Idade do Bronze até à Idade do Ferro. Também dos Romanos se verifica a existência da Ara ao Deus Júpiter Depulsori perto de Saldanha, mas também funerárias romanas.
No século XII, a mando de D. Afonso Henriques, foram construídos o Castelo de Mogadouro e o Castelo de Penas Roias, com o objetivo de fortalecer a defesa de Portugal.
Cinco aldeias que compõem atualmente o concelho de Mogadouro receberam carta de foral, nomeadamente Penas Roias (em 1272 por D. Afonso III e em 1512 por D. Manuel I), Mogadouro (em 1272 por D. Afonso III e em 1512 por D. Manuel I), Castro Vicente (em 1305 por D. Dinis I e por D. Manuel I), Bemposta (em 1315 por D. Dinis I e em 1512 por D. Manuel I) e Azinhoso (em 1386 por D. João I e em 1520 por D. Manuel I).
A organização atual do concelho aconteceu em 1878.
Património
Em relação ao património civil da cidade destaca-se:
- Pelourinho de Azinhoso
- Pelourinho de Bemposta
- Palácio dos Pimentéis
- Pelourinho de Castro Vicente
- Pelourinho de Mogadouro
- Pelourinho de Penas Roias
Em termos de arquitetura religiosa podemos mencionar a Igreja de Santa Maria de Azinhoso, a Igreja do Convento de São Francisco de Mogadouro, o Monóptero de São Gonçalo e a Igreja de Algosinho.
No âmbito da arqueologia neste concelho existe o Castro de Vila Velha e a Estação Arqueológica das Fragas do Diabo, Fragas do Corgo ou Veiga dos Moinhos.
Na arquitetura militar é possível visitar o Castelo de Oleiros, o Castelo de Penas Roias e o Castelo de Mogadouro.
Gastronomia
A gastronomia do concelho de Mogadouro é uma cozinha tradicional que aposta nos processos antigos, primando pela simplicidade e pela tradição. Nos pratos típicos destaca-se a posta mirandesa, a marrã e a feijoada à transmontana. Outro prato tradicional são as cascas ou casulas, o butelo, o bulho, as alheiras, os chichos e o presunto. Também é comum poder provar nos restaurantes pratos de cabrito assado, costeletas de borrego grelhadas, carnes de caça, estufado de javali, peixinhos do rio de escabeche, sopa de xis e da cegada.
Existem alguns doces comuns como os bolos económicos e as rosquilhas.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:
- Ploumagoar (França)
Brasão da cidade
O brasão é de prata, com um castelo de negro, aberto e iluminado de ouro. Em chefe está a Cruz do Templo e a Cruz e Cristo, ambas de vermelho. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel tem os dizeres VILA DE MOGADOURO a negro.
Municípios do Distrito de Bragança
Alfândega da Fé | Bragança | Carrazeda de Ansiães | Freixo de Espada à Cinta | Macedo de Cavaleiros |
Miranda do Douro | Mirandela | Mogadouro | Torre de Moncorvo | Vila Flor |
Vimioso | Vinhais |