Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Tornados – lista
Tornados são tempestades tropicais, que correspondem a ventos extremamente violentos , formando cones de vento em determinadas condições, devido a temperaturas ascendentes e descendente. Estas estruturas podem levar à destruição de propriedade privada, publica, assim como à perda de milhões de vidas, dependo da intensidade com que ocorrem.
Apesar de poderem surgir em qualquer parte do mundo, estes são mais propícios em zonas quentes como a zona costeira do sudoeste americano, onde quase todos usados ocorrem grandes tornados, que levam a cheias e a inúmeras perdas.
Os 20 maiores tornados:
Harvey
Tempestade de categoria 4 , nos Estados Unidos da América, onde em 2017, provocou graves danos. As comunidades mais afetadas eram comunidades costeiras, tendo afetado gravemente a cidade de Houston, em particular devido às enormes cheias que ocorreram.
Este destruiu tanto os ecossistemas naturais como as construções feitas pelo ser humano. Cerca de 30000 pessoas ficaram desalojadas, 13000 tiveram que ser resgatadas e 82 pessoas morreram no Texas.
Sandy
Após percorrer diversos países (Jamaica, Cuba e Haiti), esta tempestade, em Outubro de 2012, acabou por perder intensidade ao chegar aos Estados Unidos da América. No entanto, a sua intensidade era suficientemente elevada para causar grande destruição em Nova Iorque e Nova Jersey.
Esta tempestade matou cerca de 117 pessoas nos Estados Unidos, assim como mais 69 no Canada e nas Caraíbas. Ao contrario do normal para um tornado, esta tempestade teve mais características de uma tempestade de inverno, do que de uma tempestade tropical.
Camille
Tempestade que se abateu sobre a costa do Golfo e sobre a Virginia, tendo sido classificado com a categoria 5. Este formou-se perto das ilhas Caimão, em Agosto de 1969.
Esta acaba por aumentar de categoria ao chegar perto dos Estados Unidos da América. A sua intensidade produziu uma elevada quantidade de precipitação que levou a inundações em diversas áreas do país, o que deu origem a cerca de 256 mortes e milhares de estragos.
Gilbert
Um dos maiores furações da bacia do Atlântico, cuja origem foi as Ilhas de Cabo Verde. Este tornado atingiu 926 quilómetros de diâmetro, o que levou à sua classificação como uma tempestade de nível 5, tendo destruído grande parte das casas na ilha da Jamaica.
Ao atingir o continente americano esta tempestade divide-se em vários tornados mais pequenos. Devido à sua passagem morreram 318 pessoas 200 das quais devido a cheias (no México).
Dia do trabalhador (1935)
Tempestade de categoria 5 que assolou os Estados Unidos da América, caracterizada for fortes ventos e chuvas extremas que mataram cerca de 400 pessoas, sendo que a grande maioria eram veteranos da primeira guerra mundial que construiam uma estrada.
Este tornado surgiu numa época em que era impossível detetar a sua ocorrência, deixando as pessoas indefesas contra estes fenómenos.
Katrina
Um dos tornados mais conhecidos dos nossos dias, devido à destruição massiva que deixou em Nova Orleães, essa destruição, no entanto, também pode ser resultado das más construções que se faziam na época.
Este tornado recebeu uma categoria 5, levando a evacuações obrigatórias e deixando cerca de 80 % das cidades de Nova Orleães debaixo de água.
Este furação matou cerca de 1833 pessoas durante a sua ocorrência, tendo sido considerado a maior catástrofe que ocorreu nos EUA.
Maria
Este foi o segundo tornado em 2017 que atingiu categoria 5, o que o tornou num dos furacões mais devastadores, tendo acabado por diminui para uma categoria 4.
A sua passagem levou à morte de 2975 pessoas em Porto Rico, local onde causou a maioria dos danos. A destruição ascendeu aos biliões de dólares, incluindo a perda de 90% da eletricidade da cidade.
Galveston
Tornado que atingiu a costa norte do Texas, em 1900, particularmente na região de Galveston. Estima-se que terão morrido entre 8000 a 12000 pessoas durante a tempestade, causando grande destruição e elevadas perdas financeiras e sociais.
Miami
Um tornado assolou a cidade de Miami, em 1926, matando um total de 372 pessoas, com custos financeiros que ascenderam aos $ 105 milhões de dólares americanos, sendo considerada uma das tempestades com mais danos financeiros.
Andrew
Tornado com categoria 5 , mas com uma dimensão menor do que o normal. Estes surgiu no sudoeste da Florida e dirigiu-se para o Luisiana onde diminui de intensidade passando para uma categoria 3.
Durante esta tempestade ocorreram 23 mortes, no entanto, danos materiais foram consideráveis com a destruição de 127000 casas e custos que rondaram os $ 26,5 biliões de dólares americanos.
tempestade
Sudoeste da Florida/ Lago Okeechobee
Em 1928, um tornado de categoria 5 com um elevado diâmetro atinge a região sudoeste da Florida. As principais consequências desta tempestade foram a subida das águas que originaram cheias, responsáveis pela morte por afogamento de cerca de 2500 a 3000 pessoas.
Tornado de 1938
Os principais danos causados por este tornado inesperado centraram-se na zona de Long Island e sul de Nova Inglaterra, levando à morte de 256 pessoas, à destruição de 150 casa, assim como a danos que ascenderam $ 306 milhões de dólares americanos.
Charley
O tornado ocorreu em 2004, acabando por ser considerado um dos mais fortes a atingir os EUA em uma década. Ao longo do seu percurso juntou-se a outro tornado de categoria F1, acabando por atingir terra duas vezes e fazendo um total de 10 mortes e danos no valor de $15 biliões de dólares americanos.
Mitch
Este tornado superou muitos dos tornados mais conhecidos, na destruição que causou. Em 1998, este tornado levou a uma queda de chuva que durou dois dias consecutivos, levando a cheias. O número de mortes ascendeu aos 11000, causando ainda danos que num total de $ 5 biliões de dólares.
Tornado de 1780
Este tornado foi considerado o maior tornado que assolou o continente americano, tendo sido responsável pela morte de 22000 pessoas, incluindo soldados britânicos e americanos durante a segunda guerra mundial. Esta tempestade durou aproximadamente 6 dias e atingiu as ilhas das Caraíbas, no entanto, não há muitos registos.
Irma
Tornado com origem na costa este de África, tendo-se dirigido para o continente americano, em 2017, onde tocou terra diversas vezes, sendo que numa delas foi caracterizado como um tornado F5.
Este provocou cerca de 134 mortes, milhares de desalojados e danos que ascenderam aos $64,76 biliões de dólares americanos.
Audrey
Tornado que se formou por cima do Golfo do México, em 1957, movendo-se lentamente para norte. Ao atingir terra caracterizava-se por um tornado de categoria 4 , produzindo ventos fortes e chuva constante. Esta tempestade teve como resultado cerca de 390 mortes e custos que rondaram os $ 150 milhões de dólares americanos.
Hazel
Este tornado assolou os Estados Unidos da América em 1954. Ao atingir terra, este assumiu as características de um tornado de categoria 4, perto da Carolina do Norte.
No total houve mais de 1000 morte, particularmente centradas no Haiti, com custos financeiros que ascenderam os $400 mil dólares.
Hugo
O tornado Hugo ocorreu em 1989 e atingiu a categoria 5 ao chegar à Carolina do Sul, ao fim de 12 horas, este perdeu energia passando a ser caracterizado como categoria 4.
Este tornado causou inúmeras inundações, levou à morte de cerca de 30 pessoas ao longo de diferentes cidades e provocou danos que ascenderam aos $ 8 biliões de dólares.
Isabel
Este furacão ocorreu em 2003, tendo atingido a categoria 4 e mais tarde a categoria 5, tendo atingido particularmente a Virgínia e a Carolina do Norte.
Algumas das consequência desta tempestade foram as cheias que levaram à morte de cerca de 17 pessoas e a danos que ascendem os $3 biliões de dólares americanos.
References:
Tiernan, Erin (2017) These are the worst hurricanes of all time. Metro. Consultado em: Outubro 30, 2018, em https://www.metro.us/news/worst-hurricanes-all-time
Opfer, Chris; Hassiotis, Christopher (2018) 10 Worst Hurricanes of All Time. HowStuffWorks. Consultado em: Outubro 30, 2018, em https://science.howstuffworks.com/nature/natural-disasters/10-worst-hurricanes.htm
Hurricanes in History. National Hurricane Center. National Oceanic and Atmospheric Administration. Consultado em: Outubro 30, 2018, em https://www.nhc.noaa.gov/outreach/history/