Arecales, ordem

Descrição da ordem Arecales, as suas principais características, os locais onde podem ser encontradas, assim como algumas das suas utilizações…

Arecales, descrição da ordem

Ordem Arecales

Ordem Arecales

Arecales é a designação de uma ordem de angiospérmicas. Esta ordem corresponde à classe Liliopsida, que se insere na divisão/filo Magnoliophyta, segundo a classificação de Cronquist, correspondendo ao grupo das monocotiledóneas.

No sistema APGII (2003) esta ordem encontra-se associada ao clado das monocotiledóneas, no entanto, trata-se de um grupo bastante recente. Nesta ordem encontram-se as palmeiras, um grupo de espécies de plantas com flor, pertencente à família Arecaceae, anteriormente conhecido como Palmae, que corresponde à única família desta ordem.

Esta ordem possui apenas uma família (Arecaceae ou Palmae) na qual se encontram cerca de 181 géneros com mais de 2600 espécies diferentes, que podem apresentar uma grande diversidade morfológica. Os seus membros mais associados a esta ordem são as palmeiras e os coqueiros.

Principais características:

 

Arecales
Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie
 Plantae Magnoliophyta Liliopsida Arecales

 

Distrib. Geográfica Estatuto Conserv. Habitat Necessidades Nutricionais
 Longevidade
 cosmopolita  vulnerável  climas quentes e secos   –

 

Características Físicas
Anatómicas Tronco em forma de espique, com folhas grandes designadas por frondes, flores em forma de inflorescencias pouco vistosas
Tamanho Atinge dimensões de 60 metros de altura
O registo fóssil que remonta a mais de 80 milhões

 

Os membros desta ordem são espécies com porte arbóreo, mas que não apresentam crescimento secundário, apesar de possuírem lenhina na constituição do seu tronco. Os troncos destes indivíduos (espique) são normalmente circulares e não alteram a sua espessura independentemente da altura que atinjam, crescendo apenas em altura, não possuindo os anéis internos típicos das árvores, muitas vezes não desenvolver quaisquer ramificações.

Os indivíduos desta ordem podem também apresentar porte arbustivo, herbáceo ou ainda trepadeiras. Os seus membros apresentam uma dimensão considerável, podendo atingir alturas até os 60 metros e viver centenas de anos.

As suas folhas perenes (designadas por frondes), maioritariamente compostas, apresentam uma distribuição em coroa, no topo do caule. Estas possuem grandes dimensões, com características pinadas ou palmadas, podendo também ter um limbo inteiro, dependendo da espécie, apresentando geralmente uma coloração esverdeada.

As flores desta ordem são geralmente hermafroditas ou dióicas e agrupam-se em inflorescências, geralmente com 3 sépalas e 3 pétalas. Estas inflorescências reúnem um elevado número de flores e são envolvidas por brácteas que possuem cores pouco atrativas aos polinizadores. O seu ovário é súpero, dando origem a uma drupa com uma única semente.

Os seus frutos são carnudos, podendo ser bagas ou drupas, no entanto, em alguns casos o fruto é bastante fibroso. As dimensões dos frutos variam consoante a espécie podendo apresentar dimensões muito pequenas (menos de 5 milímetros de diâmetro) ou muito grandes (como os coqueiros).

Algumas das espécies desta ordem são responsáveis pela produção das sementes com maiores dimensões, em alguns casos pesando mais de 20 quilogramas.

Distribuição:

O grupo das palmeiras (ordem Arecales) possui um grande registo fóssil que remonta a mais de 80 milhões, tendo-se dispersado, por todo o planeta, acerca de 60 milhões de anos. Estes indivíduos atingiram a sua maior distribuição no período do Cretáceo, tendo servido como fonte de alimento aos herbívoros.

A distribuição destes indivíduos é cosmopolita, pois possui uma ampla distribuição mundial. Apesar de ser uma espécie característica das regiões tropicais e subtropicais, esta também pode ser encontrada nas regiões temperadas, em ambos os hemisférios.

Os membros da ordem Arecales possuem preferência por climas quentes e secos, podendo ser encontrada em oásis nos desertos, no entanto, a sua distribuição também se estende a regiões quentes e húmidas como as florestas tropicais. A maior diversidade desta ordem encontra-se em locais como Madagáscar e Colômbia. A palmeira é considerada a planta nacional da Colômbia pois este país possui um grande número de espécie de palmeiras.

Estes indivíduos podem crescer de fora isolada, ou formando bosques compostos por seres de uma única espécie ou por diversas espécies diferentes.

Utilizações:

A ordem Arecales possui espécies que podem ser utilizadas como ornamentais, devido ao aspeto das suas folhas e ao seu caule, sendo muito comum encontra indivíduos ao longo de ruas ou praias em países tropicais.

Algumas destas espécies possuem um elevado valor ecológico pois são os principais constituintes de alguns ecossistemas tropicais, o que os torna responsáveis pelos serviços desses ecossistemas.

Muitas espécies ordem são criadas para a produção, sendo características as espécies produtoras de óleos (óleo de palma), de frutos (como os cocos) ou ainda de fibras (como a ráfia).

Certas espécies desta ordem podem ser utilizadas como espécies medicinais pelas suas propriedades. Algumas das fibras produzidas por estes indivíduos podem ser utilizadas na construção civil, assim como no artesanato.

Um grande número de indivíduos desta ordem encontra-se vulnerável ou extinto, visto tratarem-se de seres muito sensíveis às alterações do seu habitat, ao mesmo tempo que representam um grande interesse económico para os países que possuem espécies selvagens.

1088 Visualizações 1 Total

References:

Sodré, José Barbosa (2005). Morfologia Das Palmeiras Como Meio De Identificação E Uso Paisagístico. Monografia para obtenção do título de Especialista. Universidade Federal de Lavras. Minas Gerais. Brasil.

Kress, W. John (2008). Arecales. Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em: Março 31, 2017, em https://www.britannica.com/plant/Arecales

1088 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática