Oásis (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de Oásis: O termo oásis designa um local no deserto quente onde, devido à existência de água à superfície (ou em lençóis freáticos pouco…

Conceito de Oásis

OásisO termo oásis designa um local isolado no deserto quente onde, devido à existência de água à superfície (ou em lençóis freáticos pouco profundos), se forma uma mancha de vegetação. A sua extensão pode variar de um pequeno grupo de árvores (geralmente palmeiras)  em torno de uma única nascente até uma área de várias centenas de quilómetros quadrados. A existência de água pode resultar da passagem de um curso de água ou da acumulação de águas que, provenientes de montanhas próximas, formam um lençol freático quando atingem uma camada de rochas impermeáveis. Pode também resultar da acção humana através da construção de barragens ou diques. A captação da águas nos oásis é geralmente efectuada através de poços artesianos ou com drenagem subterrânea através de galerias.

Os oásis tiveram ao longo da história uma enorme importância estratégica, pois era através deles que passavam importantes rotas de comércio e caravanas que atravessavam os desertos. Ainda hoje, o controlo político ou militar de determinado deserto pode determinar o controlo do comércio de uma determinada rota.

693 Visualizações 1 Total
693 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.