Fronde

Definição de Fronde. Tipos e formatos de frondes.

Fronde é o termo utilizado para designar as folhas de um feto ou de uma palmeira. Estes grupos de plantas possuem folhas grandes, designadas como ‘folhas simples’ quando a folha possui um limbo indiviso ou não subdividido, ou como ‘folhas compostas’, quando o limbo se encontra dividido em segmentos (pínulas ou folíolos).

Nos fetos arbóreos, o estipe ou caule é o órgão que atinge maiores dimensões. Nestas espécies o caule chama mais a atenção do que as folhas propriamente ditas, já que, estas são, comparativamente, bastante mais pequenas, como nas palmeiras. Já nos fetos herbáceos, as folhas são os órgãos dominantes. Num feto como o polipódio, por exemplo, as estruturas reprodutoras surgem na face inferior das folhas. Diversos esporângios agrupam-se numas estruturas globulares designadas por ‘soros’. Nestas estruturas, vão amadurecer os esporos que irão ser libertados para dar origem ao gametófito.

 

Folhas compostas

As folhas compostas apresentam dois ou mais folíolos inseridos sobre um eixo, no prolongamento do pecíolo. Cada folíolo pode também estar subdividido em outros folíolos. Neste caso, estamos perante uma folha recomposta ou bipinulada. As folhas que apresentam subdivisão dos folíolos secundários podem ser designadas por tripinuladas ou tetrapinuladas, conforme o número de subdivisões que exibem.

Se as folhas compostas terminam em um só folíolo são folhas ‘imparipenadas’, mas se terminam sem folíolo são ‘aristadas’. Se a zona terminal da folha dá origem a dois folíolos as folhas são ‘paripenadas’. Noutros casos, quando os segmentos da folha partem de um único ponto do folíolo lembrando o formato da palma e dedos de uma mão, trata-se de uma folha ‘palmada’.

 

Folhas simples

De acordo com o formato da margem da folha, as folhas simples dos fetos podem ser designadas como ‘onduladas’, ‘serradas’ ou ‘dentadas’, conforme apresentam ondulações, um recorte serrado em forma de dente agudo ou um recorte serrado de contorno mais suave, respectivamente. Uma folha lobada apresenta as margens recortadas em partes arredondadas.

 

Formatos de folha intermédios

Existem alguns formatos de folhas que são intermédios entre o formato simples e o composto, e que são caracterizados de acordo com a profundidade do recorte do limbo. Assim, na folha ‘pinatífida’, a profundidade do recorte não atinge metade do semilimbo (zona que vai desde o nervo médio até à extremidade de uma das margens da folha). O contrário ocorre na chamada ‘folha pinatipartida’. Na folha ‘pinatissecta’, os segmentos atingem o nervo médio da folha, sendo entre os três tipos, aquele que apresenta o recorte mais profundo.

 

Referências Bibliográficas

Stern, K. R., Bidlack, J. E., Jansky, S., & Uno, G. (2006). Introductory plant biology. Boston: McGraw-Hill Higher Education.

Smith, A. R., Pryer, K. M., Schuettpelz, E., Korall, P., Schneider, H., & Wolf, P. G. (2006). A classification for extant ferns. Taxon, 705-731.

 

 

1917 Visualizações 1 Total
1917 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.